Não é de hoje que se investigam as propriedades terapêuticas da música. A musicoterapia, por exemplo, é uma área que usa a música como tratamento complementar para diversas situações, como o estresse, depressão, e até mesmo sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Logo mais, amanhã já vem. A frase resume bem a mensagem de Serpente: a música nos lembra que nada é definitivo, que podemos mudar e recomeçar sempre que for preciso (ou sempre que quisermos). Portanto, não há motivo para tanto estresse ou ansiedade.
Para quem prefere curtir a melodia e o som dos instrumentos, sem se concentrar em significados ou tentar interpretar as letras, a playlist de músicas instrumentais para relaxar é a ideal.
Dançando fala sobre esquecer da vida e deixar a música te levar. Como diz a letra: o mundo acaba hoje e eu estarei dançando.
Exemplo disso é a versão de Relicário, canção de Nando Reis, gravada para o projeto de covers do artista, intitulado de N. Como resultado, o álbum contém 11 sucessos de Nando em uma nova roupagem, expandido suas letras para os fãs da nova MPB.
Há quem aposte no eletrônico para desconectar da rotina, apesar do gênero ser utilizado, em sua maioria, para dançar e como trilha sonora de baladas. Nesse sentido, fechamos nossa seleção de músicas para relaxar com a melódica Faded.
Na mesma vibe, temos a música O Porto, do duo Dois é Par. Como o nome indica, ela também traz aquela sensação de estar sentado olhando o movimento do mar, pura calmaria.
Antes de tudo, se tem um artista que é mais good vibes do que o Jason Mraz, a gente desconhece! Com um repertório alegre e com letras leves, ele propõe boas energias como forma de relaxar.
Seguindo uma linha mais folk, leve e com melodias sutis, a canção Sente, do grupo Vanguart, aborda temas como saudade e tempo, mas sem ser triste. O videoclipe, todo em preto em branco, mostra a banda passeando livremente por São Paulo e traduz a letra, que é um convite à pausa.
Os irmãos Melim ficaram conhecidos por serem um grupo bem good vibes, com músicas cheias de energia positiva — nada mais justo do que trazer uma canção deles para a lista.
Nossa seleção não é feita apenas de músicas internacionais, e podemos provar! Bem como as demais listadas acima, as canções da dupla Anavitória são ótimas opções de música para relaxar a mente, o corpo e alma.
Mesmo servindo como uma música para relaxar a mente, Lift Me Up é, na verdade, uma homenagem ao ator Chadwick Boseman. O protagonista do primeiro Pantera Negra (2018) faleceu em 2020.
Uma música, como combinação de vários sons, traz diversos estímulos sonoros — notas, tons, instrumentos mais graves ou agudos, a voz. Desde a movimentação do tímpano até a decodificação dos sons no sistema cognitivo, é como se ela circulasse rapidamente por dentro do nosso corpo.
Esses estímulos ativam estruturas que podem acionar ou inibir a produção de diferentes hormônios, como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina. Essa última, conhecida como “hormônio da felicidade”, é um neurotransmissor que gera a sensação de prazer.
Apesar de produzida pelo DJ Alan Walker, tem como destaque a voz macia da cantora norueguesa Iselin Solheim. A canção já encantou tantos ouvintes que recebeu certificado de diamante na Alemanha e foi multi-platina em outros dez países.
Trouxemos Getting Older mas, na verdade, a maioria das músicas da Billie são bem relaxantes. Com a voz baixa e a melodia calma, elas funcionam praticamente como um vídeo de ASMR.
Além de trazer uma mensagem positiva, de fé e esperança, Oceans tem uma melodia agradável que acalma a alma.
Algumas pesquisas indicam que os sons mais graves são melhores para relaxar a mente e reduzir a ansiedade, já que sons agudos podem ser compreendidos como sinal de alerta.
Coisas Que Eu Sei, da cantora Danni Carlos, traz essa mesma sensação de segurança e tranquilidade, por causa do ritmo tranquilo e da melodia com poucas variações de nota.
E quem disse que o rock não pode ser relaxante? Essa playlist vem provar que mesmo os estilos mais “pesados” conseguem gerar bons estímulos.
Os ritmos celtas são muito usados para ativar a concentração e diminuir o estresse. Por isso, não poderíamos deixar de indicar Scarborough Fair, uma cantiga inglesa de autoria desconhecida, interpretada pela voz doce da cantora norueguesa Aurora.
Por isso, listamos Long Drive como faixa de abertura para conduzir um momento de calma e descontração. Ao lado da banda Raining Jane, o artista propôs harmonias suaves em um curta inspirador, composto por três canções. Entre elas, a nossa escolhida, Long Drive. Confere só: