crossorigin="anonymous">
Iniciado em 2008 com Homem de ferro, o Marvel Cinematic Universe (MCU), ou Universo Cinematográfico Marvel, é uma das maiores sagas dos cinemas. Tendo mais de 30 filmes já lançados, a franquia é dividida em fases mais ou menos temáticas, que organizam a trama dos super-heróis contada ao longo dos lançamentos.
Outra volta esperada é a dos X-Men, cujos direitos agora estão nas mãos da Marvel Studios. No entanto, fora Deadpool 3 não há qualquer filme dos mutantes já confirmado. Assim como ocorreu na Fase 3, serão dois filmes dos Vingadores para encerrar a Saga do Multiverso. Considerando que no lançamento de Guerras Secretas o MCU já terá 17 anos de cronologia, não é improvável que esse universo passe por algum tipo de reboot. Afinal, a existência de diferentes realidades e variantes dos heróis abre margens para recomeços, como um Homem de Ferro/Tony Stark interpretado por um ator diferente, já que a versão vivida pelo ator Robert Downey Jr. morreu em Ultimato (2019).
The next movie set in the timeline is Captain Marvel, the blockbuster with a Blockbuster, set in 1995 with Brie Larson starring as the cosmic Carol Danvers. And then it’s time to hit the start with Iron Man and RDJ’s world-making turn as Tony Stark. The movies can be seen in release order after that, except for 2021’s Black Widow, which is set in the aftermath of 2016’s Captain America: Civil War.
Para muitos, a melhor fase do MCU. Sem dúvida, é também a mais ambiciosa. Novamente, há o equilíbrio entre apresentar novos personagens e desenvolver mais os heróis já conhecidos. Junto a tudo isso, avança também a Saga do Infinito. No entanto, antes de Thanos ameaçar toda a existência, temos uma grande reunião dos Vingadores e agregados em Guerra Civil, que evidencia o antagonismo entre Capitão América e Homem de Ferro. Ainda que os dois terminem superando essas diferenças, há uma cisão entre o time.
Breno Pessoa é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco e acumula mais de 15 anos de experiência. Já cobriu cinema, literatura, tecnologia etc. Hoje, escreve no Olhar Digital.
If you want to see the Marvel and Avengers movies in order as they happened, starting with the World War II-set Captain America: The First Avenger, we’ve listed all the MCU movies and series in chronological order, in one guide!
Importante notar que diversas séries ainda não têm a data de estreia definida, por isso estão sinalizadas com uma interrogação ao lado do ano previsto para lançamento. E o filme de Blade, antes marcado para 2023, está agora programado para 2024.
Aqui são formados os alicerces do universo Marvel nos cinemas. Apesar de integrar a chamada Saga do Infinito, cujo desfecho ocorre apenas na Fase 3, esta primeira etapa apenas esboça a grande ameaça de Thanos, que veríamos anos mais tarde. Isso porque a chegada da Marvel como um estúdio era uma aposta cercada de incertezas. Portanto, o bom desempenho geral na bilheteria desses filmes garantiu a construção da longa história inaugural. São seis os filmes desta primeira fase:
You can check out our regular feature on all upcoming Marvel movies with key details! Now, on to if you want to watch the MCU chronologically in-universe. So while Iron Man, set and released in 2008, can claim the banner as the first of the Marvel Cinematic Universe, within its story, Chris Evans has got Robert Downey Jr. beat. That’s because Evans’ origin story as Captain America in The First Avenger takes action in 1942. There, we’re also first fully introduced to the Tessarect, an energy cube that initializes the Infinity Saga, climaxing in 2019’s Avengers: Endgame.
crossorigin="anonymous">
Semelhante à Fase 2, esta quinta leva de produções do MCU é um momento de transição. Veteranos como Homem-Formiga e Vespa dividem espaço com estreantes como Ironheart, que debutou em Wakanda para sempre, e Echo, coadjuvante de Gavião Arqueiro. Quantumania e Loki devem ser os principais títulos a avançarem com a trama do Multiverso, enquanto o restante das produções deve seguir de forma mais ou menos isolada dessa grande trama. Confira os lançamentos:
Em suma, são filmes de apresentação desses personagens, com uma trama maior desenvolvida a partir de cenas pós-créditos. Assim, o clímax da Fase 1 é a reunião desses heróis em Os vingadores, após terem sido apresentados individualmente. É também neste capítulo que temos uma visão mais ampla da ameaça cósmica de Thanos, que será mais desenvolvida nas fases seguintes.
Dos estreantes, o destaque é Pantera Negra, apresentado inicialmente em Guerra Civil e, em seguida, tendo o filme solo. Igualmente importante é a chegada da Capitã Marvel, a primeira heroína do MCU a ter um filme próprio. Ainda, há uma mudança de rumo em Thor, que envereda para a comédia. E finalmente temos o desfecho do primeiro grande arco da franquia, com o embate final de todos os heróis contra Thanos.
Além dos filmes, fazem parte do MCU as séries televisivas da Marvel como Loki e Mulher-Hulk, o que aumenta consideravelmente o número de produções envolvidas nesse universo. A seguir, preparamos um guia com os principais acontecimentos de cada fase, seus filmes e séries, além das previsões para as próximas etapas.
Merecem destaque também o desenvolvimento de filmes de heróis que abarcam outros subgêneros, como O soldado invernal (espionagem) e Homem-Formiga (comédia). Além de aprofundar o desenvolvimento de protagonistas como Thor, Homem de Ferro e Capitão América, é uma fase que abre espaço para personagens secundários ganham mais importância no decorrer das fases, como Feiticeira Escarlate, Visão, Falcão e Bucky.
Ainda, é nesta fase que o MCU passa a ter séries televisivas na Disney+. E claro, com a saída de cena de personagens como Homem de Ferro e Capitão América, outros rostos começaram a chegar. Por exemplo, temos a estreia de Shang-Chi nos cinemas, além das séries televisivas de Cavaleiro da Lua e de Mulher-Hulk. Alguns desses nomes parecem apontar para uma nova formação dos Vingadores.
Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
So if you want to watch the MCU by release order, the list above is your guide. But if you want to take an alternate route and see the movies chronologically within its own timeline (including the TV shows), check out our guide below!
Through the epic finale of Endgame (which essentially completed the first 3 phases of the MCU), there was a forward time jump of 5 years, placing most everything in Phase 4 and onward in the near future. Phase 4 started at the movies with Shang-Chi, and has been inviting its lineup of series to really do some heavy lifting, with Loki, Wandavision, Falcon and the Winter Soldier, and Hawkeye pushing the story forward. Then there was the gigantic one-two Spider-Man punch with Far From Home and No Way Home. Moon Knight, Doctor Strange in the Multiverse of Madness, and now Thor: Love and Thunder are all set chronologically by release after that. And now, we’ve added She-Hulk.
Enquanto a Fase 5 ainda está no seu início, pouco se sabe sobre a Fase 6. Assim, para além das datas de estreia de três filmes, todo o resto é especulação. O que sabemos até o momento é que uma das grandes estreias será Quarteto Fantástico. Além da volta da família de heróis aos cinemas, agora integrada ao MCU, os Vingadores também retornarão.
Único personagem até então a ter dois filmes solo, Homem de Ferro foi mais uma vez encarregado de iniciar a Fase 2 da Marvel. Novas pistas sobre a saga envolvendo as Jóias do Infinito são mostradas aqui, mas ainda em segundo plano, como em Guardiões da Galáxia, que marca a entrada do núcleo de personagens do espaço. Inclusive, o próprio Thanos aparece com mais destaque no longa. Novamente, são seis filmes:
A conclusão da Saga do Infinito representou também a despedida de alguns heróis. Ao menos, por ora. A Fase 4 inicia também um novo arco, a Saga do Multiverso. Em resumo, o conceito de multiverso pressupõe a existência de inúmeras realidades alternativas do MCU que acompanhamos ao longo dos anos. Essa premissa, por exemplo, possibilitou integrar as diferentes encarnações do Homem-Aranha nos cinemas em um só filme, como se cada versão do herói fosse uma variante de um diferente universo.