Evidências da ocorrência de reações químicas
Sistemas químicos compreendem locais que apresentam relações contínuas entre matéria e energia, podendo ser abertos, fechados ou isolados. Os sistemas químicos abertos são aqueles que permitem uma troca contínua entre matéria e energia, de forma a haver um fluxo, como é o caso da maior parte dos ecossistemas.
As evidências mais comuns são as mudanças de cor, liberação de gás através de bolhas, exalação de cheiro, liberação de luz, liberação de calor, alteração da textura do material, precipitação de sólidos e explosões.
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.
Verificado por especialistas. É possível saber que ocorreu uma reação através de uma mudança de cor, liberar gases, formar um precipitado, aparecimento de chamas luminosas.
Se a reação endotérmica absorve energia, isso quer dizer que a entalpia do reagente (final) é menor do que do produto (inicial). Logo, a variação da entalpia é positiva (ΔH > 0). Por sua vez, se a reação exotérmica libera energia, isso quer dizer que a entalpia (energia) do reagente é maior do que a do produto.
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. ... As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).