Meia-idade: 45 a 59 anos; Idoso(a): 60 a 74 anos; Ancião: 75 a 90 anos; Velhice extrema: 90 anos em diante.
A meia-idade é o ponto médio de nossas vidas: a maioria das pessoas acredita na "meia-idade" como o valor médio entre o nascimento e a morte. Na verdade, é definido como o ponto médio entre a vida adulta, 21 anos, e o final da vida, que pode variar de pessoa para pessoa.
Já o termo jovem costuma ser utilizado para designar a pessoa entre 15 e 29 anos, seguindo a tendência internacional. Assim, podem ser considerados jovens os adolescentes-jovens (entre 15 e 17 anos), os jovens-jovens (com idade entre os 18 e 24 anos) e os jovens adultos (faixa-etária dos 25 aos 29 anos).
Crise da meia-idade é uma expressão criada em 1965 por Elliott Jaques para descrever uma forma de insegurança sofrida por alguns indivíduos que estão passando pela meia-idade, na qual percebem que o período de sua juventude está acabando e a idade avançada se aproxima.
Mudanças físicas, cognitivas e sociais A Meia Idade possui características que lhe são próprias, e com isso observam-se algumas mudanças físicas, cognitivas e sociais inerentes ao amadurecimento, tais como: mudanças na aparência, no funcionamento sensor, psicomotor, sexual, reprodutiva e nos sentidos; a sabedoria, a ...
“Trata-se de um sentimento que mistura frustração, insegurança e medo. Além disso, a sensação de não ter aproveitado a vida o suficiente, assim como as percepções sobre a próxima etapa da vida que se aproxima. Sendo assim, angústia e ansiedade também são bem comuns.” explica Rosangela Sampaio, psicóloga.
“As mudanças físicas começam a surgir por volta dos 40 anos de idade. A primeira delas é a presbiopia, que é a dificuldade de visão – cada vez mais temos que afastar o que a gente quer ler.
Adultos de meia-idade apresentam taxas mais baixas de perturbações emocionais de virtualmente todos os tipos, se comparados a adultos mais jovens. O estresse, principalmente quando associado com a falta de controle, está relacionado a uma variedade de problemas físicos e psicológicos.
Ocorre certa perda da memória, embora ela seja bastante pequena até bem depois, durante a meia-idade, pelo menos em relação à maioria das medidas (BEE, 1997). Segundo Gardner, o desempenho criativo depende de atributos pessoais e forças ambientais, bem como de habilidades cognitivas.
Pele enrugada, cabelo branco... Em alguns casos, cansaço rápido, fisicamente cansado...
A grosso modo, que o pico sexual ocorre aos 20 e poucos, o auge da forma física aos 30 e poucos, a mente aos 40 e 50 e a felicidade aos 60. Mas isso são apenas médias, e cada pessoa tem uma trajetória diferente. Por isso, o mais importante é reconhecer que a idade traz doses parecidas de altos e baixos.
A autopercepção dos homens parece atingir o pico no início dos 80 anos, quando três quartos concordam com a afirmação “Você sempre se sente bem com sua aparência física”. As taxas das mulheres atingem o pico aos 75 anos.
A fase de sua vida em que a mulher está mais bonita é aos 31 anos. É o que diz um estudo britânico divulgado nesta segunda-feira. A pesquisa mostrou que mulheres entre 27 e 30 anos são consideradas mais atraentes do que garotas com idade entre 18 e 19 anos.
A média das mulheres disse ter aproveitado o máximo da juventude, solteirice e liberdade aos 23, enquanto para os homens essa idade é aos 25. A psicóloga Donna Dawson, ouvida pelo "DailyMail" comentou os dados: "é interessante que os pontos altos da vida ocorram na casa dos 30.
24 anos
É justamente a partir dos 30, mais especificamente aos 31 anos, que a mulher atinge o auge da beleza. Pelo menos essa é a constatação de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. Mas por que essa é a idade da beleza?
Você já se perguntou quando começa a terceira idade? A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.