Hipertensos: os hipertensos medicados não devem consumir a semente porque ela possui propriedades que baixam a pressão arterial, levando a hipotensão. Hipotensos: pelos mesmos motivos dos hipertensos, os hipotensos não devem consumir a chia, pois podem, ainda, sentir cansaço, sonolência e dor de cabeça.
Para obter os resultados desejados, é recomendado colocar 1 colher de sopa de chia em um copo com água, deixar por cerca de 15 minutos e beber mais ou menos 20 minutos antes do almoço ou do jantar.
A sobremesa com chia para soltar o intestino preso é ótima para ajudar a tratar a prisão de ventre, pois as sementes de chia são ricas em fibras que regulam o trânsito intestinal, estimulando o seu funcionamento e ajudando a soltar o intestino preso.
A prova dessa versatilidade toda é a lista a seguir, com 13 formas de usar a chia no seu dia a dia:
Do café da manhã ao jantar: aprenda a incluir a chia em todas as suas refeições
O consumo diário deve ser baixo: Verdade! O ideal é não consumir mais de 10g de chia por dia, cerca de 1 colher de sopa da semente, que pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes e outros alimentos. Chia faz bem à saúde: Verdade!
A chia também pode aparecer na sopa de legumes. Para isso, basta acrescentar a semente entre os outros ingredientes para que, além das vantagens dos outros nutrientes, a comida ganhe mais fibras e, assim, aumente a sensação de saciedade no organismo e faça bem para o intestino.
· Regula o intestino pois é rica em fibras. · Contribui para diminuir o acúmulo de gordura abdominal. · Estimula o metabolismo porque é rica em nutrientes como cálcio, fósforo e magnésio. · É um moderador de apetite potente porque forma um gel no estômago que ocupa espaço e dá saciedade.
Como deve ser tomada a água com chia? Para alcançar benefícios para saúde ao consumir a semente, o recomendado é que se misture uma ou duas colheres de sopa de chia para um copo d'água (250 mL) em temperatura ambiente.
Como consumir: 5 maneiras 1 – Tome, 30 minutos antes do almoço, um copo d'água misturado com 1 ou 2 colheres de chia. A bebida ajuda a reduzir a fome e fará com que você coma menos. 2 – Misture as sementes na preparação de massas integrais para tortas, pães e bolos.
Por ter um sabor neutro a chia é bem versátil, combinando com preparações doces ou salgadas. Pode ser adicionada em iogurtes, vitaminas, sucos, salada ou porções de frutas, nas massas de pães, bolos, biscoitos e tortas, sopas, ovos mexidos ou omelete e salada de verduras.
Você pode comer a chia em sua versão in natura; moer suas sementes e misturar com leite para preparar um mingau; acrescentar no preparo da massa de bolo; e, assim como no café da manhã, adicionar em sucos ou vitaminas. Outra dica é colocá-la com a tapioca na frigideira para que a massa e o grão se unam.
Deixe de molho de 3h a 8h. Pode hidratar em quantidade maiores e deixar na geladeira. Você deve ingerir o gel que se forma, não é preciso lavar e nem coar. O consumo recomendado é de 1 a 2 colheres por dia.
Esse superalimento irá turbinar o seu lanche: "A chia ainda é uma semente com alta capacidade de formação de gel. Uma boa dica é adicioná-la ao iogurte 1 hora antes do consumo e deixá-lo na geladeira, para aqueles que preferem o iogurte com uma consistência mais firme.
A semente também muito importante no tratamento de diabetes tipo dois e doenças de coração. Para usar a semente é bem simples. Basta inserir a chia em sopas, saladas, sorvetes, cereais ou qualquer alimento que você quiser. Não se preocupe quanto ao sabor porque as sementes não vão alterá-lo significativamente.
Chia
Uma colher de sopa cheia de mel tem cerca de 64 kcal.
Uma colher de chá de mel tem 22 calorias e a mesma quantidade de açúcar refinado tem 16 calorias.
Por ser um alimento de alto valor calórico a adição do mel a dieta pode impactar no aumento significativo na quantidade de calorias consumidas, por isso é fundamental associar a dieta a prática de atividade. Dieta do Mel: Com a Dieta do Mel você terá a disposição uma única regra: incluir mel às refeições.