Os 6 processos da Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas na história do Brasil Foi no século XIX que começaram a surgir os primeiros departamentos pessoais das empresas. ... Mas foi na década de 70 com a revolução digital e a facilidade de acesso a informação, que chegou a grande evolução da gestão de pessoas.
As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.
A fase legal registrou o aparecimento da função do chefe de pessoal, profissional cuja preocupação estava centrada no acompanhamento e na manutenção das recém-criadas leis trabalhista da era getulista.
Fase Legal: Entre as décadas de 1930 e 1950, surge o chefe de pessoal cuja função seria bem parecida com as da fase anterior, se não fosse pelo acréscimo de mais uma responsabilidade: manter sob controle o cumprimento das leis da era getulista impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A fase estratégica da Administração de Recursos Humanos é de forte preocupação com questões como desenvolvimento organizacional, desenvolvimento gerencial e gestão de talentos. Essa fase estratégica surgiu na segunda metade da década de 80 e se alinha às estratégias centrais da empresa.
Quanto ao planejamento de recursos humanos, pode-se afirmar que: I- Consiste no processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para a empresa e baseia-se em relatórios enviados pelo órgão de recrutamento e seleção.
Quanto à fase estratégica da Administração de Recursos Humanos, pode-se dizer: I- Nesta fase que a Administração de Recursos Humanos passou a adotar os sistemas de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, departamento pessoal, higiene e segurança do trabalho, benefícios e outros.
Continue conosco e confira!
7 dicas para contratar os melhores vendedores!
Como fazer um perfil do candidato?
Há casos em que não vale a pena o desgaste de se queimar com outras pessoas apenas por dinheiro. É preciso comparar outros aspectos das oportunidades, como, por exemplo, escopo de trabalho, chances de desenvolvimento, localização da companhia e clima organizacional.
Entrevista de emprego: como avaliar e contratar a pessoa certa?
Gerais são os critérios aplicados na maioria das tomadas de decisão e tipicamente envolvem recursos como tempo, pessoas, materiais e dinheiro. Já os critérios específicos estão relacionados diretamente à natureza das alternativas disponíveis para determinados casos.
O recrutador vai avaliar como você se comporta durante toda a dinâmica. Isso significa que você será analisado por completo: muitos recrutadores levam em consideração como você se dirigiu a recepcionistas e a outros candidatos, por exemplo. Boa educação é sempre um ponto positivo.