Os fitormônios, como também são chamados os hormônios vegetais, são substâncias orgânicas atuantes nos diferentes órgãos das plantas: raiz, caule, folhas, flores e frutos, responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento do vegetal.
A função destes hormônios é estimular o alongamento e divisão da célula vegetal. Agem também na produção de flores, desenvolvimento das folhas e germinação das sementes. Este fitormônio é um gás fabricado em diversas partes da planta.
Esses hormônios vegetais estimulam o alongamento das células e divisão celular, germinação das sementes, transição para o florescimento em algumas plantas e formação/maturação de frutos. ... Além disso, esses hormônios vegetais são destinados para melhorar a qualidade de frutos e indução da germinação de sementes.
As auxinas regulam vários fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento dos vegetais. ... Há também o transversal, quando a planta está em posição lateral à luz do sol. As auxinas são produzidas em maior quantidade no meristema apical do caule, frutos em desenvolvimento, sementes e folhas jovens.
Os hormônios sintéticos ou similares são preparações quimicamente idênticas aos hormônios produzidos pelo corpo. Mas, podem ser de origem animal, de plantas ou sintéticas, e não podem ser distinguidos dos hormônios produzidos naturalmente pelo corpo.
A citocinina é um fitormônio bastante relacionado com a auxina. Os dois estão envolvidos, por exemplo, com o controle da dominância apical. Sobre esse processo, marque a alternativa correta: ... Já as citocininas atuam antagonicamente, ou seja, promovem o desenvolvimento das gemas laterais.
A nutrição potássica melhorou as características de qualidade dos frutos, como SST, espessura da polpa e teor de carotenoides. Os autores indicam que a adubação com N=300, P2O5=300 e K2O=300 kg ha-1 ano-1 é recomendada para se obter maior rendimento com frutos de qualidade (KUMAR et al., 2010).
Ao contrário do que acontece com os animais, as plantas se alimentam por meio da produção própria, utilizando minerais, gás carbônico, luz e água para desenvolver seu próprio alimento. Por isso, elas são consideradas seres autotróficos.
É importante lembrar que, para garantir a quantidade necessária de nutrientes orgânicos, a planta realiza a chamada fotossíntese, processo em que se utiliza a energia luminosa para transformar gás carbônico e água em compostos orgânicos.