As estruturas psíquicas: id, ego e superego Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: o inconsciente, o pré-consciente e o consciente. Mais de 20 anos depois, Freud altera essa teoria do aparelho psíquico e cria os conceitos de id, ego e superego.
Contexto histórico Mais tarde, no início do século 20, as teorias do “grande homem” evoluíram para as chamadas “teorias de traços”, que partiam do princípio de que os líderes apresentariam traços de personalidade típicos que os tornariam diferentes dos não-líderes.
O líder autocrático espera que sua equipe faça exatamente o que é determinado, seguindo processos tradicionais e bem estabelecidos. ... Esse modo de liderar é conhecido pela rigidez e autonomia na tomada de decisões, que costuma ser feita de modo unilateral ou, no máximo, entre um pequeno e confiável grupo.
Significa, incentivar os membros de um grupo para agirem em torno de um objetivo comum e que todos possam crescer como resultado dos esforços de seus membros. Dos estudos sobre a teoria dos estilos desde o início do século 20, destacam-se três. São eles: LIDERANÇA AUTOCRÁTICA, DEMOCRÁTICA e LIBERAL.
Motivação – Como deve agir um líder para motivar seus subordinados