Como acessar o aditamento FIES 2021?
De acordo com a circular, poderão ser solicitados até o dia 30 de setembro de 2020 os aditamentos de renovação semestral dos contratos do Fies, de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referentes ao 1º semestre de 2020.
Fies 2020: MEC prorroga prazo para formalização e aditamento do benefício. A formalização de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2020 foi prorrogada pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria publicada ontem, 29, no Diário Oficial da União.
Se o estudante não fizer o aditamento FIES, ele fica em situação irregular com o programa, correndo o risco de perder o financiamento. Em alguns casos, também passa a dever as mensalidades para a instituição de ensino.
O processo de aditamento de renovação deverá ser imediatamente iniciado pela IES. Caso desista da Transferência, você pode cancelar a solicitação – desde que a IES de origem não tenha validado a solicitação. Para realizar o cancelamento, acesse “Solicitar Transferência”. Na coluna “Ações”, clique no ícone da ação.
Infelizmente, não existe a possibilidade de recuperar Fies cancelado, por mais que o aluno converse com a CPSA ou com o banco. Uma vez que o contrato foi suspenso, não tem como reaver. O que o estudante pode fazer é aguardar a abertura das inscrições para uma nova edição do Fies.
Para assinar o contrato do FIES o candidato com nome sujo terá, obrigatoriamente, que aderir ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), também chamado de Fundo Garantidor ? uma espécie de fiador do contrato. E isso só será possível se a faculdade escolhida tiver aderido a essa modalidade.
Cancelar ou suspender o FIES? Se o seu planejamento é retornar a faculdade após um período, saiba que a melhor opção é suspender temporariamente o seu FIES. Essa suspensão pode durar até 4 semestres (2 anos) consecutivos e você não receberá nenhuma cobrança a mais.
Como Cancelar o FIES
Ao pedir a suspensão você pode utilizar o FIES caso queira voltar normalmente. Ao pedir a suspensão você tem o prazo máximo de até 2 semestres consecutivos, após esse período você deverá utilizar novamente o FIES ou pedir o encerramento.
Se por algum motivo o estudante não conseguir pagar o financiamento, pode parcelar em até 18 meses o valor em atraso mais a multa. Para isso, procure informações referentes à renegociação de contrato no site da Caixa Econômica Federal ou no banco em que foi feita a conta.
A suspensão do Fies pode ser realizado por até dois semestres seguidos. Essa decisão pode ser feita pelo estudante e validada pelo CPSA. Vale lembrar que, depois de realizada a solicitação, o aluno não pode fazer o pedido do seu cancelamento.
Apesar dos procedimentos para cancelamento e suspensão do contrato do FIES poderem ser feitos pela internet, o (a) estudante pode entrar em contato com o Ministério da Educação, através do telefone
Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).
Podem participar do Fies estudantes com renda familiar máxima de 3 salários mínimos por membro. O aluno precisa estar matriculado em um curso superior com avaliação positiva do MEC. ... O candidato não poderá já ter sido beneficiado pelo seguro do Fies nem mesmo estar inadimplente junto ao programa.
Pode se candidatar o estudante de família com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos e que tenha realizado qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, desde que tenha obtido ao menos 450 pontos de nota média. O candidato também não pode ter zerado a redação.
Como funciona o Fies? O Fies financia até 100% do valor da mensalidade de um curso de graduação, de acordo com o perfil socioeconômico do grupo familiar do aluno. ... O estudante só começa a pagar o crédito após se formar. Dependendo da modalidade, o candidato pode pagar juros ou não.
Para tanto o usuário deverá acessar o http://sifesweb.caixa.gov.br/ com login e senha. Após acessar, selecionar a aba Contrato FIES > Manutenção > Aditamento Renovação.
Você vai receber o e-mail do FNDE informando da liberação de aditamento pela CPSA com o link para o site SisFIES, sisfiesportal.mec.gov.br. Clique em Aditamento de contrato.
O aditamento é realizado por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES). A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade solicitará a renovação do contrato. O estudante tem um prazo para fazer a confirmação dos dados no sistema a partir da data de conclusão da solicitação.
Se as informações estiverem corretas, o aditamento é confirmado e o estudante já é sinalizado se o processo é simplificado ou não simplificado. No caso das informações não estiverem corretas, o estudante deve procurar a CPSA da sua instituição para solicitar a correção e o reinício do processo de aditamento.