Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.
As três estratégias genéricas são: liderança de custo, diferenciação (de preço, de imagem, de suporte, de qualidade, de design) e foco - ou seja, escopo limitado (não-segmentação, segmentação, de nicho, de personalização). Esta escolha define o modelo operacional a ser seguido.
Caracteriza-se por ser algo que direciona os esforços das suas ações para um público-alvo bem específico, buscando não atingir outros nichos. Sendo muito utilizada para competir com concorrentes que optaram por estratégias de custos e diferenciação.
Porter é o maior estudioso sobre o tema de Estratégias Competitivas e as descreve como “ações defensivas e ofensivas de uma companhia, com o fim de criar uma oposição sustentável no segmento, com base nas cinco forças competitivas da empresa”. ...
Existem dois tipos de diferenciação a:
Significado de Diferenciação substantivo feminino Ação ou efeito de diferenciar; diferença. Matemática Operação por meio da qual se acha a diferencial de uma função.
Em Marketing, diferenciação é a capacidade que uma empresa tem de ser percebida como diferente dos concorrentes, em função de suas vantagens competitivas. Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix de Marketing (produto, preço, promoção e ponto-de-venda/distribuição).
Os pontos de diferenciação são qualidades ou benefícios que os consumidores associam com uma marca, consideram um valor positivo e acreditam que não podem ser comparados aos das marcas concorrentes.
Busque a sua própria personalidade, reflita e descubra os seus reais valores. DICA 4: Invista um período do seu tempo para cuidar da sua marca. Faça novos relacionamentos, dê atenção para os seus clientes, avalie se a sua comunicação está condizente com os seus valores.
Marketing diferenciado são estratégias direcionadas a dois ou mais segmentos ou mercados de clientes.
Existem algumas técnicas e estratégias de vendas para isso, e vou mostrar algumas delas.
Como diferenciar seu produto?
A diferenciação de empresa é aperfeiçoar a sua história de marca para pessoas que compartilham os seus valores. Alguns concorrentes possuem mais experiência, preços mais baixos ou serviços mais amplos. Mesmo assim, nenhuma dessas empresas são exatamente como a sua.
Com o mercado cada vez mais competitivo e os clientes cada vez mais disputados, existem algumas estratégias básicas que podem ser seguidas para vencer a concorrência:
Para te ajudar nessa tarefa e garantir o sucesso, veja a seguir 6 dicas que você precisa conhecer para se destacar da concorrência!
As melhores dicas para se destacar no mercado competitivo
O diferencial competitivo é o que leva os clientes a sempre preferirem comprar de você, mesmo tendo ofertas da concorrência e quando há uma diferença de preço. ... Esses atributos, que tornam a empresa única pela visão do cliente, são o motivo pelo qual algumas empresas mantêm as vendas mesmo durante períodos de crise.
Ter um diferencial competitivo significa que a sua empresa é única de alguma forma. Isso pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, ao produto que ela oferece, às estratégias de relacionamento ou à capacidade de entrega de um produto.
A diferenciação de produtos é vista aqui como uma dimensão da estrutura de mercado de uma indústria. ... Do ponto de vista da oferta, a diferenciação pode ocorrer quando os produtos de um concorrente não podem ser facilmente imitados, seja por motivos tecnológicos, econômicos ou legais.
Um dos principais exemplos de vantagens competitivas é o da lembrança por parte de seus consumidores em relação ao seus produtos e design da marca e logomarca: A marca, que é conhecida do público, nas embalagens, nos rótulos e na publicidade em geral terá sempre uma confiança muito superior em relação as adversárias.
Vantagem competitiva é uma característica que uma empresa pode ter sobre seus concorrentes. Isto pode ser adquirido oferecendo aos clientes um valor melhor e maior. ... Michael Porter definiu os dois tipos de vantagem competitiva que uma organização pode alcançar em relação a seus rivais: menor custo ou diferenciação.
Questão 2/5 O conceito de vantagem competitiva diz respeito a uma posição vantajosa de uma organização que apresenta caráter temporário. Segundo Porter (1999) é a conquista de uma posição que possibilitaria ganhos acima da média.
Vantagem competitiva é o resultado da capacidade da empresa em neutralizar ou diminuir a ação da concorrência no segmento de mercado em que atua por meio da diferenciação. ... Uma empresa com vantagem competitiva fica menos sujeita a crises e outras variações do mercado.
Concluindo: a logística pode dar vantagem competitiva reduzindo custos e gerando valor para o cliente final através da oferta de serviços diferenciados, utilizando o conceito de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação e ferramentas de gestão como o Custeio Baseado em Atividades Logísticas e o Balanced Scorecard ...
A vantagem competitiva sustentável é o meio pelo qual a empresa consegue retornos acima da média do mercado, é também resultante de desempenhos acima da média de seus concorrentes, e pode ser obtida através da implantação de estratégias que combinem os recursos à disposição e oportunidades identificadas no mercado ( ...
Tal perspectiva vê as competências essenciais, as capacidades dinâmicas e os ativos intangíveis como as principais fontes de vantagem competitiva sustentável das organizações na atualidade (DAVENPORT, 2000).
Caso contrário, existe uma paridade competitiva, quando a empresa se iguala às outras concorrentes. É difícil de imitar? Se sim, a próxima pergunta pode ser feita. Caso contrário e seja fácil de imitar, a vantagem pode ser considerada temporária, pois será questão de tempo para alguma outra empresa copiá-la.