O Período Arcaico, entre os anos de 800 a.C. e 500 a.C., corresponde ao terceiro período histórico da Grécia Antiga, logo após o período homérico. Esta época guarda profundas mudanças políticas e econômicas devido à consolidação das cidades-estados, das quais se destacam Esparta e Atenas.
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. ... As cidades-estado mais importantes do período arcaico foram: Atenas, Esparta, Tebas e Corinto. - Desenvolvimento da arte cerâmica com suas pinturas, retratando aspectos culturais da Grécia Antiga.
Chama-se de arcaico o período em que os gregos começaram a desenvolver técnicas sob a influência e contato com as idéias das civilizações mais antigas do Egito e do Oriente. Durante essa fase, os escultores gregos desenvolveram a representação da figura humana, tornando-a mais realista.
A Escultura Grega foi uma das importantes manifestações artísticas do mundo grego e que influenciou diversas civilizações posteriores. Para a composição das obras, os principais materiais utilizados eram mármore, bronze, pedra, madeira e terracota.
O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma ...
O período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micénicas, pelas tipologias escultóricaskouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica.
Foi a partir desse período que os antigos genos foram transformados em unidades políticas maiores chamadas de polis ou cidade-estado. Controladas por uma aristocracia proprietária de terras, esses núcleos urbanos, aos poucos se tornaram importantes centros comerciais do mundo grego.
Resposta. Resposta: O Período Arcaico é aquele que se estende de 800 a.C. a 500 a.C. Ele é caracterizado essencialmente pelo avanço social, cultural e político das póleis gregas, com ênfase em Atenas e em Esparta.
Além da saída em busca de novos locais de domínio, em um processo de expansão e colonização, houve a intensificação do comércio marítimo, enfraquecido durante a civilização micênica. A confecção de armas e artefatos em cerâmica de forma artesanal também se desenvolveu.
A organização social da polis era constituída basicamente por homens livres (os cidadãos gregos) nascidos na polis, mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos. ... As polis gregas eram divididas em duas partes: a Ástey (zona urbana) e a Khora (zona rural), sendo formadas por casas, ruas, muralhas e espaços públicos.
Em sua compreensão mais simples, a pólis corresponde às diversas Cidades-Estado que se formaram no território grego entre o final do Período Homérico e o desenvolvimento do Período Arcaico.
Os principais fatores para o surgimento da filosofia na Grécia foram o contato do povo grego com outros povos, adquirindo novos conhecimentos e modos de entender o mundo e seus fenômenos, as viagens marítimas mostraram também que os mares não tinham monstros como as lendas, assim mitos foram se afogando com o passar do ...
Como, criação das cidades-estados (sociedades e modos de convivencia), e dentro dessas cidades eles possuíam diversas leis e modos de tratamento, ou seja, a politica foi importante, principalmente, por que auxiliou os gregos a ter uma sociedade ''organizada''.
Os principais fatores para o surgimento da filosofia na Grécia foram o contato do povo grego com outros povos, adquirindo novos conhecimentos e modos de entender o mundo e seus fenômenos, as viagens marítimas mostraram também que os mares não tinham monstros como as lendas, assim mitos foram se afogando com o passar do ...
Explicação: Por Atenas ser uma cidade bem sucedida e comercial, despertou cobiça de muitas cidades gregas. Esparta uniu-se a outras cidades gregas e derrotou Atenas na guerra de Peloponeso.
Os atenienses valorizavam principalmente o cuidado do cérebro, eles eram pensadores extremamente inteligentes, em vez de exercitar o físico exercitavam o psicológico e o mental, o ponto ruim dessa atividade é que mesmo a inteligência sendo ideal também é ideal exercício físico por isso eles não tinham os melhores ...
Resposta: Quando Atenas foi derrotada por Esparta na Guerra do Peloponeso, evento que durou cerca de 30 anos.
Resposta. O regime oligárquico ateniense foi enfraquecido pela expansão da pólis grega, de modo que o número de habitantes (e a extensão da região que controlavam) tornaria disputa pelo poder entre elites intolerável.