A atuação desses fatores se dá de diferentes formas possibilitando a união dos primeiros átomos/íons (nucleação)através da cristalização, da sublimação, evaporação e do metamorfismo.
Os minerais que compõem as rochas básicas são predominantemente silicatos: olivina, piroxênio, feldspatóides e feldspatos. As rochas metamórficas costumam ter composição semelhante à da rocha que lhe deu origem: o gnaisse é composto pelos mesmos minerais do granito.
Minerais metálicos: que contém em sua composição elementos físicos e químicos de metal, que possibilitam uma razoável condução de calor e eletricidade. Exemplos: Ferro, alumínio e cobre. Minerais não metálicos: minérios que não contém em sua composição propriedades de metal.
Os feldspatos formam um dos mais importantes grupos de minerais, estando presentes em cerca de 60% da crosta terrestre, podendo ser encontrados em quase todas as rochas eruptivas e metamórficas, assim como em algumas rochas sedimentares.
Na fabricação de vidros o feldspato é utilizado também como fundente e fonte de alumina (Al2O3), álcalis (Na2O e K2O) e sílica (SiO2). O Page 2 FELDSPATO feldspato é também usado como carga mineral nas indústrias de tintas, plásticos, borrachas, abrasivos leves e como insumo na indústria de eletrodos para soldas.
Os cristais, mesmo que sejam visualmente parecidos com o vidro convencional, possuem características que permitem melhor visualização do vinho, como o brilho e a transparência. ... Outro aspecto que destaca bem a qualidade do material cristalino é a sua borda, mais fina que o vidro e com maior resistência.
SAN (Estireno Acrilonitrilo) Ele é mais resistente a impactos e não risca com tanta facilidade. Ele também é livre de Bisfenol A (BPA). Assim como o acrílico, o SAN pode riscar e perder a transparência com o tempo.
Murano é uma ilha de Veneza – Itália. ... Erroneamente muitas peças em vidro artístico, produzidas artesanalmente fora de Veneza são chamadas de “Murano” enquanto esse nome é protegido (DOC – Denominação de Origem Controlada) e somente pode ser empregado nas peças produzidas na ilha de Murano.
Qualquer coisa que não é composta por estes elementos não podem ser classificados como "vidro Murano". Também nos vidros "não Murano" bolhas e imperfeições muitas vezes são notados; a espessura do vidro não é fina fazendo parecer "grossa" do objecto.
Geralmente o murano é mais pesado que um vaso de vidro comum. Ele também tem brilho superior a peças comuns. – Os muranos geralmente custam mais caro, pois a produção leva mais tempo e a técnica exige equipamentos, precisão, tradição artesanal e qualidade. Não compre muranos baratinhos.
A origem do nome refere-se ao arquipélago de Murano, formado por sete ilhas, na cidade Italiana de Veneza, onde a partir do século XIII os vidreiros desta região especializaram-se e desenvolveram uma técnica para a produção artesanal de peças de vidro, que têm como principais características as cores vivas e mescladas.
Vamos lá!
Quem acha que esse tipo de material serve apenas para ambientes como sala e cozinha está muito enganado. De cinzeiros a vasos, esses utensílios se encaixam perfeitamente com livros e lavabo. Se colocados ao lado dos livros nas prateleiras ou junto com saboneteiras com tons parecidos, farão uma boa combinação.
Originais de uma região próxima de Veneza, na Itália, estas verdadeiras obras de arte são confeccionadas por meio de sopros e movimentos manuais no vidro, que resultam em vasos e objetos com formas e cores diferenciadas. ...
Em uma decoração minimalista, o cristal murano pode ser colocado em destaque em uma mesa de centro, prateleira ou outro local onde os olhares sejam voltados a ele. Se você escolher uma opção colorida, pode complementar a decoração com flores e plantas. Foto – Sottile Casa Os muranos também ficam ótimos junto de livros.
A Piteira de Murano Yellow Finger é uma piteira feita com um vidro colorido e mais resistente. Murano nada mais é do que um tipo de vidro. O nome provém da região de Murano, na Itália. Onde artesãos se especializaram na produção de um vidro mais grosso e com cores vivas e mescladas.
As piteiras de vidro são consideradas de melhor qualidade, e seu custo-benefício é ótimo pois, basicamente, você pode limpá-las e reutilizá-las quantas vezes quiser.
Dica de limpeza: Ferver a piteira com um pouco de água e vinagre, ela ficará limpa sem resíduo algum.
Como bolar com piteira de papel?