Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.
Lord Byron, da Inglaterra; Camilo Castelo Branco e Almeida Garret, de Portugal; Victor Hugo, da França; Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar, do Brasil.
Pintura do romantismo
De maneira geral, juntando todas as fases do período, os temas abordados pelos artistas da arte romântica no Brasil, foram:
Romantismo
As cores prevalecem sobre o desenho linear e são utilizadas cores variadas explorando contrastes fortes e não harmoniosos. A composição utiliza estruturas agitadas, movimentadas, orientadas por linhas oblíquas, diagonais e sinuosas que reforçam o sentido trágico, dramático e heroico dos temas.
O romantismo na pintura contou com aspectos similares aos da arte barroca. Além disso, teve como foco a emoção e seu modo de transmiti-la de modo subjetivo, assim como destacou as paisagens naturais e os fatos históricos.
Explicação: Romantismo: Buscava recordar o passado, tanto em estilo quanto em forma. Realismo: Olhar mais para o futuro e tem fé na ciência e no progresso.
Na arte realista predominam temas do cotidiano. Os artistas se ocupam em retratar as pessoas como aparentam, sem idealizações. Dessa forma, por conta do amadurecimento da industrialização e da crescente desigualdade e pobreza, os trabalhadores serão assunto de destaque.
Pintura figurativa e abstrata O tema pode ser uma paisagem (natural ou imaginada), uma natureza morta, uma cena mitológica ou cotidiana, mas independente disto a pintura manifestar-se-á como um conjunto de cores e luz.
Resposta. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.
A busca pela objetividade é a principal bandeira dos realistas. Na literatura, autores como Gustave Flaubert, Eça de Queiroz, Antero de Quental e Machado de Assis são considerados grandes representantes do movimento.
A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir à 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.
Segundo a lenda, a Cuca é uma velha com formas de jacaré e dedos de gavião que rouba as crianças que desobedecem a seus pais. O monstro é um dos principais elementos do folclore brasileiro, principalmente por causa da obra “Sítio do Pica-pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, em que a Cuca é a principal vilã.
Descrição. No livro interativo “Cuca, qual é a cor da sua toca?”, a criança terá contato com as oito cores mais importantes: vermelho, azul, amarelo, verde, branco, preto, laranja e rosa. Lalau e Laurabeatriz nos contam que nessa história, a cuca decide pintar sua toca, mas fica indecisa sobre qual cor pintar.