O Planeta Terra é o terceiro dos oito planetas que fazem parte do Sistema Solar. A partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Também chamado de "Planeta Azul", recebe essa denominação posto que grande parte do planeta é formado por água.
O Planeta Terra é o único no sistema solar que possui condições para que exista vida. Tem água, gravidade estável, fontes de alimento e de materiais primordiais para a nossa existência, por isso devemos cuidar sempre desse bem, que é nosso.
A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu.
O Manto é a camada mais extensa da Terra, localizado abaixo da Crosta Terrestre. Essa camada é formada por diferentes tipos de rocha, como silício e magnésio, que permanecem em estado pastoso, quase líquido devido ao calor emanado pelo Núcleo. ... O Manto Terrestre é composto por silicatos de ferro e de magnésio.
O centro da Terra é sólido, com uma aparência possivelmente semelhante à de uma bola de ferro, com altas temperaturas e rotação acelerada. O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km.
Para saber do que é feito o interior do nosso planeta, os pesquisadores recorrem às pistas deixadas pelos fenômenos geológicos, como abalos sísmicos de terremotos e erupções vulcânicas. Meteoritos que caem por aqui também oferecem boas pistas, o que também é uma ironia.
Os cientistas consideram que o núcleo, o qual começa numa profundidade de cerca de 2.
O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas.
“O núcleo interno é sólido porque a pressão no centro da Terra é muito alta para a fundição do ferro, mesmo essa região tendo 6 mil graus Celsius. ... A partir desse movimento, é gerado o campo magnético da Terra”, destaca o geólogo.