Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico. A farinha de trigo pode ser comum, não há necessidade de usar farinha integral.
“A fermentação ocorre quando se mistura a farinha e a água na produção da massa. ... Algumas bactérias e leveduras passam a se alimentar desse ambiente, formando as bolhas que fazem o pão crescer e dão sabor, além de deixar a massa mais leve”, ensina a chef Julice Vaz, da Julice Boulangère. “Esse processo pode ser natural.
O fermento natural é uma cultura de micro-organismos presentes no ar e na farinha de trigo, também encontrados em frutos, plantas e grãos, com a adição de um lactobacilo. Esse processo é bastante antigo, utilizado na produção dos primeiros pães.
Benefícios dos pães de fermentação natural
O pão de fermentação natural é tido como uma opção mais saudável que o pão branco clássico. Apesar de não ser necessariamente menos calórico ( uma fatia possui cerca de 120 calorias), ele realmente é mais nutritivo.
Como ocorre a fermentação do pão? Este é um processo inteiramente bioquímico que acontece sem a presença de oxigênio, ou seja, é anaeróbico. Para que a fermentação ocorra corretamente é preciso combinar as quantidades certas de leveduras para que elas transformem o açúcar em álcool e gás carbônico.
250 graus
36,5°C é a temperatura do pão.
4 horas
Resposta:Em um experimento com um calorímetro foram verificados os seguintes resultados de variação de temperatura para mesma quantidade de alimento : amendoim : 15° C ; cereal 9° C e carne : 8° C .
Para cultivares com esse hábito de crescimento, o espaçamento varia de 80 cm a 90 cm entre linhas, com densidade de semeadura de 12 a 15 sementes por metro.
Verificado por especialistas A variação de temperatura foi de 25ºC para 42º C. Pela expressão do calor sensível, calcula-se a quantidade de calor utilizada para aquecer essa quantidade de água. Sabe-se que 1700 [cal] é proveniente da combustão de 0,55g de amendoim.
À medida que o alimento queima, ele perde energia na forma de calor, aquecendo a água.
Não existe um padrão, existe uma média. Geralmente se diz que massas como a de baguette, pain de campagne,sourdough, dentre outras, devem variar entre 23ºC a 26ºC e massas doces como, a de brioche, entre 23ºC e 28ºC. Entretanto, tudo na panificação pode ser relativo.