Alotropia é a propriedade que alguns elementos químicos têm de formar uma ou mais substâncias simples diferentes. São alótropos: carbono, oxigênio, fósforo e enxofre. O carbono possui dois alótropos: o diamante e o grafite. Essas duas substâncias parecem não ter nada em comum.
Substâncias alotrópicas são formadas por um mesmo elemento, mas têm propriedades físicas distintas. À primeira vista tão diferentes, grafite e diamante são feitos do mesmo elemento químico! ... O produto da reação foi o gás carbônico (CO2), o mesmo da combustão do grafite ou do carvão, que também é basicamente carbono.
O polimorfismo é o fenômeno pelo qual substâncias compostas diferentes apresentam a mesma composição química, ou seja, a mesma fórmula química, porém com propriedades físicas diferentes. ... A alotropia é utilizada para diferenciar um elemento químico de uma substância simples. Exemplo: ozônio (O3) e oxigênio (O2).
Cite dois exemplos de materiais que exibem polimorfismo. Polimorfismo é o fenômeno que ocorre em alguns metais e não-metais, de poderem ter mais do que uma estrutura cristalina. ... Exemplos de polimorfismo Carbono: grafita - polimorfo estável nas condições ambientes; diamante - formado a pressões extremamente elevadas.
Polimorfismo, em química, é a propriedade de materiais sólidos poderem existir sob mais de uma forma cristalina. Pode ser encontrado em qualquer material cristalino incluindo polímeros e metais. O polimorfismo de substâncias químicas elementares é apelidado de alotropia.
Célula Unitária é o menor agrupamento de átomos no espaço possuindo a simetria do cristal que quando repetido em todas as direções resultará a estrutura cristalina original. ... Sistema Cristalino é a maneira como estão relacionadas as dimensões e ângulos das células unitárias.
Os sistemas cristalinos são 7 diferentes e se diferem entre si por seus lados iguais ou diferente e seus ângulos também iguais ou diferentes. ... O parâmetro de rede da célula unitária é a combinação de comprimentos de aresta da célula unitária e de ângulos interaxiais que define a geometria da célula unitária.
Há sete sistemas cristalinos, chamados de: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, hexagonal, trigonal, monoclínico e triclínico. Eles se subdividem em um total de 32 classes cristalinas. Sistema cristalino em que há três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e mutuamente perpendiculares.
Os materiais sólidos podem ser cristalinos ou amorfos. O conceito de estrutura cristalina está relacionado à organização dos átomos de forma geométrica. As estruturas cristalinas estão presentes em diversos materiais, em que os átomos distribuídos dentro de sua estrutura formam uma rede chamada retículo cristalino.
1 Quais são os níveis de ordenação dos átomos em um sólido e como diferem entre si? Ordem a longas distancias : (longo alcance) – Os atomos estão dispostos em uma ordem a longo alcance, estendendo o arranjo ao longo de todo material. Os átomos formam uma rede que se repete regularmente (reticulo).
Defeitos pontuais: Vacâncias ou lacunas: é a falta de um átomo na rede cristalina, pode resultar no empacotamento imperfeito na solidificação inicial. Defeito intersticial: quando um átomo é abrigado por uma estrutura cristalina, principalmente se esta tiver um baixo fator de empacotamento.
A distância entre dois átomos da cela unitária que fornece a repetição (ou periodicidade) é chamada parâmetro de rede.
Contorno de grão é um defeito que causa um empacotamento atômico menos eficiente, que favorece a difusão e a nucleação de novas fases, mas que dificulta o movimento das discordâncias, e por isso quando maior ele for, maior é a resistência do material.
Contornos de grão: contornos entre dois cristais sólidos da mesma fase. Contorno de macla: tipo especial de contorno de grão que separa duas regiões com uma simetria tipo ”espelho”.
- Contorno de grão de baixo ângulo, ocorre quando a diferença de orientação é pequena. ... A energia dos contornos é função do ângulo formado de desalinhamento e apresenta maiores valores para os contornos de alto ângulo.
Classificação dos defeitos cristalinos: ... Defeitos bidimensionais (fronteiras entre duas regiões com diferentes estruturas cristalinas ou diferentes orientações cristalográficas): contornos de grão, interfaces, superfícies livres, contornos de macla, defeitos de empilhamento.
Defeitos pontuais são defeitos que ocorrem somente em ou entorno de um único ponto de retículo. Eles não são se estendem no espaço de qualquer dimensão.
Defeitos pontuais: (a) vacância, (b) átomo intersticial, (c) átomo substitucional pequeno, (d) átomo substitucional grande, (e) Defeito Frenkel, (f) Defeito Schottky. cristalina. ∎ Metais e Ligas: – vacâncias são introduzidas durante a solidificação, em altas temperaturas, devido a perda de radiação.
Uma discordância é um defeito cristalino linear no qual diversos átomos estão desalinhados e consequentemente provocam uma distorção na estrutura cristalina. ... A habilidade de um metal para se deformar plasticamente depende da habilidade das discordância para se moverem.
Imperfeições nos sólidos
Discordâncias são defeitos lineares, tendo como principais causas - os átomos estão desalinhados em torno de uma linha -estão associados com a cristalização e a deformação (ORIGEM, TENSÕES TÉRMICAS E MECANICAS) - presença deste defeito é relacionada com a deformação plástica (permanente) dos materiais cristalinos 3- a- ...
As impurezas podem ser adicionadas intencionalmente com a finalidade de: As impurezas podem ser adicionadas intencionalmente com a finalidade de: - aumentar a resistência mecânica; - aumentar a resistência à corrosão; - aumentar a condutividade elétrica; - aumentar a tenacidade; - e outros.
Os contornos dos grãos podem ser considerados como uma região conturbada do reticulado, com espessura de apenas alguns diâmetros atômicos. A deformação, quando aplicada nos metais policristalinos, ocorre no interior dos grãos, ao passar de um grão para outro, a orientação cristalográfica muda abruptamente.
1) Explique como os defeitos cristalinos contribuem para a difusão? ... Deve ter sítios vazios; o átomo deve ter energia suficiente para quebrar às ligações atômicas que une os seus átomos vizinhos e então causar alguma distorção na rede cristalina durante o deslocamento; temperatura.
5-Explique como os defeitos cristalinos contribuem para a difusão Os vazios (defeito cristalino) existem em todos materiais, sendo considerado intrínseco ao material e exercem papel importante na difusão atômica e nas transformações de fases, uma vez que a maioria das propriedades dos materiais é influenciada pela ...
Os defeitos, mesmo em concentrações muito pequenas, podem causar uma mudança significativa nas propriedades de um material. Sem a presença de defeitos: os dispositivos eletrônicos do estado sólido não existiriam. os metais seriam muito mais resistentes.
Durante a solidificação, os metais sofrem o rearranjo de seus átomos que determina a estrutura cristalina dos mesmos. Dependendo do modo com que o líquido transforma-se em sólido, podem ocorrer defeitos no empilhamento e organização dos átomos, resultando em imperfeições estruturais.
Antes de a tensão teórica teórica de cisalhamento ser atingida começa a ocorrer movimentação e multiplicação de discordâncias, sob tensões aplicadas muito menores. Estas discordâncias são responsáveis pela deformação plástica do material.