Os cancioneiros do Trovadorismo Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
As primeiras manifestações literárias surgiram no século XII A Literatura Portuguesa teve suas primeiras manifestações há oito séculos, com registros em galego-português (língua originada na região da Península Ibérica), resultado da relação cultural existente entre Portugal e Galícia.
O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na península Ibérica pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatinas às línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou a língua portuguesa.
O galego-português foi o idioma que deu origem às línguas galaico-portuguesas, ou seja, as línguas originadas na região ocidental da Península Ibérica. O galego-português foi falado durante a Idade Média nas regiões de Portugal e da Galiza, dando origem às línguas portuguesa e galega.
A língua galega ou galego (pronúncia galega: [ɡaˈleɣo̝]) é a língua ibero-românica ocidental de caráter oficial na Comunidade Autónoma da Galiza, falada também nas Astúrias, Castela e Leão e pela diáspora galega, localizada principalmente na Argentina, Brasil, Cuba ou Uruguai.
Significado de Galego adjetivo, substantivo masculino Natural da Galiza (Espanha). Relativo a Galiza. Dialeto (ou variação linguística do português) da Galiza, região da península Ibérica. É considerado como o idioma menos evoluído dessa parte da Europa, apesar de possuir numerosos dialetos.
Galego ou galega é a pessoa originária dum País milenar que está localizado na Península mal chamada Ibérica (2), no seu canto noroeste. Pertence politicamente à Espanha mas dir-se-ia que é o retalho que lhe falta a Portugal para chegar ao Mar Cantábrico, ou na sua zona mais ocidental, também chamado Mar Céltico.
Segundo a RAG (Real Academia Galega), há cerca de 2 milhões de falantes do idioma, para uma população local de 2,7 milhões de pessoas.
ga·le·go |ê|
Ele é falado por quase 11 milhões de pessoas no norte da Espanha, principalmente. Na Catalunha, o catalão é a língua utilizada na administração e no mundo do trabalho.
Espanha