Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará inhame, mandioca. Frutas, verduras e legumes: São alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mantendo a saúde e o bom funcionamento do organismo, devendo ser consumidos em grande quantidade durante o dia.
Geralmente, quando vamos comprar algum alimento, costumamos dar muito valor à sua aparência. Alguns até mesmo dizem que “primeiro comemos com os olhos”. E, realmente, a aparência é um indicador fundamental para sabermos se o alimento está próprio para o consumo.
O caminho para uma alimentação saudável é o equilíbrio Existem aquelas dietas amplamente restritivas, que acabam prejudicando. São muito comuns, também, aquelas pessoas que se baseiam em restrições alimentares mais específicas, como a eliminação total do cardápio de produtos com açúcar.
É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento. Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições.
A alimentação é uma necessidade vital do ser humano, mas a má alimentação é responsável por diversas doenças, como por exemplo, o aparecimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, câncer, osteoporose, além da obesidade.
Existe uma dica certeira na hora de ler os rótulos: priorize sempre os alimentos que têm o maior número de ingredientes que você consegue ler. Nomes estranhos, números e siglas são uma prova de que esse produto é ultraprocessado. Lembre-se, também, de preferir os produtos com a menor quantidade de ingredientes.
Como calcular a tabela nutricional do seu produto