Com a Semana de Arte Moderna em 1922 tem início a Primeira Fase do Modernismo, que também é chamada de Fase Heróica. Pode-se caracterizar tal fase por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética inspiradas nas vanguardas europeias como o cubismo, o futurismo, o surrealismo e outros.
As principias características da primeira geração modernista são: Nacionalismo crítico e ufanista, resgaste das raízes nacionais, renovação da linguagem, criticando principalmente o academicismo e o parnasianismo; uso de verso livre; crítica à realidade brasileira, principalmente às oligarquias que estavam no poder.
São características da primeira fase do Modernismo: a) Retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista. b) Libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.
Pode-se enquadrar o poema acima no Modernismo, pois o poeta: a)constrói uma associação anárquica de ideias. b)expressa nitidamente preocupação com as coisas do cotidiano. c)incorpora aspectos da modalidade coloquial da linguagem.
O primitivismo é agora fonte de beleza e não mais empecilho à elaboração da cultura. Isso, na literatura, na pintura, na música, nas ciências do homem. De acordo com o texto, o Modernismo renova a estética literária brasileira porque: a) ( ) acentua a crítica às deficiências nacionais.
1) Manuel Bandeira: (Unifesp/2006) Sobre Manuel Bandeira, é correto afirmar que: ... Bandeira recriou literariamente suas experiências pessoais, com temas como o amor, a morte e a solidão, aos quais conferiu um valor mais universal.
Os versos acima fazem parte da poética de Cecília Meireles. ... Qual das características do Modernismo, Drummond torna mais evidente nos versos acima? a) Ruptura com o passado e valorização excessiva das descobertas da técnica.
Essas são características predominantes do movimento, mas suas tendências foram diversas. Veja algumas tendências e seus principais temas: * Nacionalismo, historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval.
Alternativa “d”. São características da poesia na segunda geração modernista, EXCETO: a) O traço formalizante é o que caracteriza essa geração de poetas. Enquanto alguns buscaram um estilo culto e elevado, outros buscaram uma linguagem essencial, sintética e racional.
Significado de Modernismo Predileção pelo que é moderno ou novo; aptidão natural para aceitar o novo.
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.
Moderno: está ligado a concepção de noco, recente e a produção do novo. Modernidade: produção do novo em larga escala. Modernismo: É considerado uma corrente artística e cultural que surgiu na última década no séc. XIX, em consequência da industrialização, revalorização e arte e a sua forma de realização manual.
O Modernismo é uma escola literária que surgiu no início do século XX, após o pré-modernismo, em um momento conturbado. ... No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência.
O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. ... O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores.
O Modernismo foi uma escola literária disruptiva, ela veio com a intenção de romper aspectos tradicionais e transformar a arte, fazendo dela um instrumento de revolução e protesto. Essa escola literária contrapunha-se à produção artística do século XX.
A proposta modernista brasileira era a de “ver com olhos livres“, sem limitações, sem fórmulas, procurando soluções artísticas próprias e originais. O sentimento de liberdade de criação irmanava a todos os que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922.
(Vunesp-SP) Quais destes fragmentos resumem propostas do Modernismo brasileiro? I. “A língua sem arcaísmo, sem erudição. Natural e neológica.
Na época da Semana de Arte Moderna, São Paulo estava se transformando rapidamente; era uma capital progressista, por causa do crescimento trazido pela economia; havia novos costumes, novas relações políticas, novas influências; havia tantos estrangeiros, tantos burgueses, tantos intelectuais se mobilizando que a Semana ...
O Modernismo no Brasil surgiu no início do século XX e tem como marco inaugural a Semana de Arte Moderna de 1922. O movimento artístico, literário e cultural tinha o objetivo de romper com o tradicionalismo da escola anterior e acabar com as regras e paradigmas que imperavam até o momento sobre como fazer artes.
(UFRS) É correto afirmar que o movimento modernista brasileiro nos anos 20: 4. ... O trecho pertence ao discurso feito por Menotti dei Picchia durante a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em 1922, a qual marca a introdução oficial do Modernismo no Brasil. Nesse discurso, o autor sintetiza os objetivos do movimento.
modernismo no Brasil tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, no ano de 1922, considerada um divisor de águas na história da cultura brasileira.
Veja quem são as pessoas que marcaram o evento mais importante do movimento modernista nacional.
Heitor Villa-Lobos na música; Mário de Andrade e Oswald de Andrade, na literatura; Victor Brecheret, na escultura; Anita Malfatti e Di Cavalcanti, na pintura, são alguns dos participantes da Semana, realçando sua abrangência e heterogeneidade.
Suas principais obras da 1ª fase do modernismo foram: Os Condenados (1922); Memórias Sentimentais de João Miramar (1924); Manifesto Pau-Brasil (1925);...Algumas das principais obras de Mário de Andrade são:
→ Principais autores e obras
Entre as obras e artistas que marcaram esse período, destacaram-se a pintura art nouveau Di Cavalcanti, a poesia de Mário de Andrade e as esculturas de Victor Brecheret.
Os artistas modernistas que ganharam destaque no primeiro momento do movimento foram os integrantes do chamado Grupo dos Cinco. O grupo era formado por Mário de Andrade (1893-1945), Oswald de Andrade (1890-1954), Menotti Del Picchia (1892-1988), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Anita Malfatti (1889-1964).
Esse período carateriza-se pela oposição ao ditador Antônio de Oliveira Salazar. Principais autores e algumas obras: Alves Redol (1911-1969): o primeiro romancista dessa nova tendência escreveu: "Glória", "Marés", "A Barca dos Sete Lemes"; Ferreira de Castro (1898-1974): é o autor mais importante dessa geração.