compostos iônicos
Para que ocorra o processo de condução de eletricidade é necessário que os íons estejam livres. Assim, o NaCl em condições ambientes não é capaz de conduzir corrente elétrica, pois encontra-se em sua forma cristalizada. ... Logo, se formam os íons livres Na+ e Cl- em solução, capazes de conduzir corrente elétrica.
Condução de corrente elétrica Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.
Resposta: As substâncias moleculares não são capazes de conduzir corrente elétrica, pelo motivo de serem eletricamente neutras e por sua vez não possuindo cargas livres. Entretanto as substâncias moleculares só podem conduzir corrente elétrica em estado gasoso ou submetido a condições extremas.
O grafite ou grafita é o único composto covalente que possui a capacidade de conduzir corrente elétrica e encontrado na natureza nos estados sólido e líquido.
Os compostos covalentes e moleculares podem ser encontrados nos três estados físicos, possuem pontos de fusão e ebulição baixos e não conduzem eletricidade. ... Tais substâncias são denominadas de compostos covalentes ou sólidos de rede covalente.
Quais os tipos de ligação covalente? Há quatro tipos de ligação covalente: simples, dupla, tripla e a dativa.
Quando ocorrem ligações entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions) denominamos de Ligações Iônicas. Essa ligação é a única em que a transferência de elétrons é definitiva. Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas.
Na ligação covalente há compartilhamento de pares de elétrons. Neste caso existe uma atração e repulsão entre os elétrons participantes.
A ligação covalente normal é a união entre átomos estabelecida por pares de elétrons, de modo que cada par seja formado por um elétron de cada um dos átomos. Exemplo: Este tipo de ligação aparece com muita frequência em substâncias compostas.
Características do oxigênio Esse elemento é capaz de realizar duas ligações químicas covalentes (por apresentar dois orbitais p incompletos); É o segundo elemento mais eletronegativo e de maior afinidade eletrônica da tabela periódica (perdendo apenas para o flúor);
Verificado por especialistas. O Bromo, o Cloro e o Iodo podem fazer somente uma ligação. Esses três elementos fazem parte do mesmo grupo na Tabela Periódica. Todos eles estão localizados no grupo 7A ou 17.
O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4 2 p 4 . Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).