Assim, dependendo do local, da permanência e das causas que levam as pessoas a migrarem, existem diversos tipos de migrações, das quais se destacam:
Conheça os 3 principais movimentos migratórios mundiais e se prepare para arrasar na sua prova de geografia da escola e do vestibular!
Os principais tipos de migração são: Migração pendular: é o movimento diário realizado pelas pessoas dentro de um espaço geográfico limitado. Exemplo: ir à escola ou ao trabalho. Migração sazonal: é o deslocamento em que a mudança não é fixa e leva um período de tempo relativamente curto, geralmente alguns meses.
Tipos de migração
Migração externa refere-se à saída de habitantes de seu país de origem para outras regiões. ... Geralmente, essas pessoas buscam isso em países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos, Japão, Canadá e, recentemente, em países vizinhos, tais como Paraguai, Uruguai, Venezuela e outros.
Resposta. as migrações que ocorreram no século XX muitas das vezes eram por conta dos imigrantes estarem a procura de novos recursos, onde poderiam tentar se desenvolverem e prosperarem. Já as migrações que ocorrem atualmente são por conta dos conflitos ,das guerras, são ocorridos por questões de sobrevivência.
A migração externa altera o número de habitantes dos países envolvidos no fluxo, uma vez que o país de origem do migrante perde em número de população, enquanto o país de destino cresce em número de habitantes.
Geografia do Brasil As migrações podem ser desencadeadas por fatores religiosos, psicológicos, sociais, econômicos, políticos e ambientais. A migração interna corresponde ao deslocamento de pessoas dentro de um mesmo território, dessa forma pode ser entre regiões, estados e municípios.
Migrações extrarregionais: Quando a migração ocorre saindo de uma região e indo para outra, nesse caso, ou saindo de América anglo saxônica e indo para a América latina, ou ao contrário.
As migrações podem atenuar ou agudizar contrastes e problemas relacionados com o comportamento populacional de um país. ... Um país que vê partir a sua população sofre demograficamente com isso, uma vez que perde efectivos populacionais, ou seja, há uma diminuição da sua população absoluta e da densidade populacional.
O processo de migração internacional pode ser desencadeado por diversos fatores: em consequência de desastres ambientais, guerras, perseguições políticas, étnicas ou culturais, causas relacionadas a estudos em busca de trabalho e melhores condições de vida, entre outros.
As consequências para os PAÍSES DE PARTIDA, podem ser demográficas e económicas, enquanto que para os PAÍSES DE CHEGADA OU ACOLHIMENTO essas consequências além de demográficas e económicas podem também ser sociais.
Dentre as muitas consequências das migrações podem ser mencionadas as seguintes: Contribuição e influência no processo de ocupação e povoamento na distribuição geográfica da população e, é claro, no próprio desenvolvimento econômico.
Resposta: PONTOS POSITIVOS - aumento da mão-de-obra boa e barata; crescimento econômico rápido. PONTOS NEGATIVOS - interferência na cultura de outro país; xenofobia (trabalho, religião, outros aspectos).
As desvantagens são a perda mão-de-obra qualificada, produtividade mais reduzida, ainda que com qualidade. Por último, a sociedade regista um maior índice de emprego, mais facilidades por via da diminuição populacional trabalhadora e injecção de capitais externos.
As pessoas que emigram levam consigo sua própria cultura, hábitos, costumes, religião, crenças e estados de saúde, sendo alguns destes geneticamente preestabelecidas. Do ponto de vista social, o emigrante tem de adotar um novo ambiente social e cultural que o pode levar a redefinir seu sistema de valores.
- Tiram o direito de muitos trabalharem no seu próprio país… Para a sociedade tem a seguinte vantagem: - Intercâmbio cultural… A imigração beneficia os países, os de origem e os de destino,o emigrante médio que sai da América Latina ou da Ásia tem mais do dobro da escolaridade do que os que ficam.
VANTAGENS
Com os dados é possível interpretar de forma clara como a imigração é um ativo para o desenvolvimento no país, não só do ponto de vista econômico, mas também social, cultural e político.
Vantagens: Pode proporcionar melhores condições de vida para a pessoa que recorreu a esse meio, variedade cultural e étnica, dentre outras vantagens.