EQST

Quais As Vantagens Do Ferro Fundido Em Relaço Ao Aço?

Quais as vantagens do ferro fundido em relação ao aço?

As ligas de ferro fundido por terem em sua composição mais átomos de carbono, são mais duros e resistentes que o aço, mas com uma menor ductilidade (capacidade de ser deformado/transformado), sendo usado em objetos que necessitam de mais estabilidade dimensional, além de ser um material amplamente fabricado, o que o ...

Porque o ferro fundido cinzento é mais frágil do que o aço?

Segundo Callister (2014) mecanicamente, o ferro fundido cinzento é comparativamente fraco e frágil quando submetido a tração, com ductilidade pouco menos desprezível, isso porque as extremidades das lamelas ou flocos de grafita são afiadas e pontiagudas, e geralmente servem como pontos de concentração de tensões quando ...

Qual é o nome da metalurgia do ferro e do aço?

Um ramo da metalurgia que cuida somente da obtenção do ferro e do aço é a siderurgia, e o principal minério utilizado é a hematita, como no caso da imagem abaixo: Não pare agora...

Quais são os combustíveis usados no alto forno para a produção de Ferro-gusa?

Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:

  • Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
  • Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
  • Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
  • Ar quente: cerca de 1800 Kg.

Qual a origem do material ferro?

É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono.

O que é feito de ferro?

O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.

Quais as reações do processo de produção do ferro no interior do alto forno?

Processo: combustão de C, calor de fusão, ferro gusa líquido, escória, redução de MnO, FeO, P2O5 e dissociação da H2O, variação de entalpia: sopro, coque, carga: redução da SiO2, superaquecimento da escória e gás de entrada.

Qual o impacto ambiental da produção do ferro?

Nas áreas de exploração do ferro, a vegetação é removida para dar lugar à lavra a céu aberto, iniciando também outro impacto ambiental, a exposição dos solos, os quais perdem a sua fertilidade e ficam expostos a processos erosivos.

Qual é a função do carvão na produção do ferro?

O carvão vegetal é usado preponderantemente na produção de ferro gusa e aço. Na produção de ferro gusa, o carvão cumpre duas funções: como combustível para gerar o calor necessário à operação do alto-forno da siderúrgica e como agente químico para retirar o oxigênio durante o processo.

Quais as funções básicas que o carvão em forma de coque precisa desempenhar?

O carvão em forma de coque precisa desempenhar as seguintes funções básicas: 1 – Suprir o calor necessário para os requisitos endotérmicos das reações químicas e fundir as escórias e produtos metálicos dessas reações; 2 – Produzir e regenerar os gases para a redução de vários óxidos (principalmente CO);

Qual processo de funcionamento de alto forno?

O alto forno Ela consiste, basicamente, na redução dos óxidos dos minérios de ferro, por meio de um redutor – o carvão (material a base de carbono), atuante como combustível e supridor para as ligas ferro-carbono. A estrutura do alto forno é alta, cilíndrica, com fundação e o forno, propriamente dito.

Qual a função do fundente dentro do alto forno?

A função do fundente é a de separar o minério da ganga. ... As matérias-primas (minério+ganga, coque e fundente) são introduzidas pela parte superior do forno, normalmente através de uma tremonha rotativa.