Pode manifestar-se, mais frequentemente com dor no peito, muito intensa, com ou sem irradiação para membros, pescoço ou região epigástrica, com ou sem outros sintomas como sudorese, náusea, palpitação, tontura e perda dos sentidos.
Quais são os riscos do cateterismo? Os efeitos adversos que podem ocorrer comumente são: arritmia cardíaca, reações alérgicas devido ao uso do contraste iodado, insuficiência renal, sangramento no local de inserção do cateter; e lesões nos vasos sanguíneos, porém pouco frequentes.
O tempo mínimo de repouso absoluto será de 4 a 6 horas. A cabeceira do leito não poderá ser erguida a mais que 30º. Não tente se levantar do leito durante esse período. A administração de soro e líquidos por via oral, após o exame, será realizada para facilitar a retirada do contraste do organismo.
As possíveis sequelas do infarto são diferentes das do AVC, que costumam ser mais visíveis, como paralisação de membros, problemas na fala etc.
"O tabagismo é totalmente contraindicado após o infarto, uma vez que o risco de ter um novo ataque aumenta em pessoas que não largam o fumo", afirma o cardiologista Leopoldo. Algumas substâncias presentes no cigarro facilitam o processo de adesão de placas nas paredes dos vasos sanguíneos, formando a aterosclerose.