Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais. Também é conhecida pela expressão "Novo Mundo", neste caso em oposição à Eurafrásia, considerada o "Velho Mundo", e à Oceania, chamada de "Novíssimo Mundo".
Resposta: O critério utilizado para dividir a América entre Anglo- saxônica e Latina se deu com base nos idiomas em que cada região falava, Na América Latina tem-se que os principais idiomas falados são o espanhol e o português, enquanto na América Anglo Saxônica tem-se a predominância do inglês.
Resposta. O criterio ultilizado para a sub-divisao das Americas: foi de acordo com a paises europeus que colonizaram cada regiao. Ja a America Anglo-Saxonica(Eua e Canada), foram colonizados pela a Inglaterra e França.
Os dois critérios mais comuns levam em conta a localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico) ou a colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico).
Os critérios foram : Aspectos naturais ( clima, relevo, ) ; aspectos sociais( população pobre, analfabetismo, etc...)
Os vários critérios que podemos usar na regionalização de um determinado espaço são os critérios sociais, econômicos, culturais, territoriais e históricos, que sempre apresentam variações, gerando diferenças entre os locais e formando as diferentes regiões.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
Resposta. Obter maior controle das fronteiras, estipular taxas e tributos referentes a região, dividir o espaço através de um zoneamento regulado por um plano diretor no caso de uma cidade, proteger o cidadãos que ali se encontram, extração de matéria prima e a produção de culturas nessa determinada região.
A regionalização é um processo de classificação onde se agrupa os semelhantes. No Brasil, optou-se por regionalizar de acordo com as coordenadas geográficas, mas o que cria a divisão entre as regiões são as características dos estados.