Você já ouviu falar no Programa Universidade Para Todos, o Prouni? A iniciativa do Governo Federal é uma oportunidade para jovens de baixa renda conseguirem ingressar na faculdade, dentro de instituições de ensino particulares, tendo bolsas de estudo.
O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, o que possibilita o acesso desses estudantes à formação acadêmica e a oportunidades de trabalho mais qualificadas.
O casal pensou no Prouni como uma solução para a quantidade exorbitante de jovens pobres que enviavam cartas ao ex-presidente Lula para pedir ajuda porque estavam inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O programa é uma iniciativa do Governo Federal e busca aumentar a inclusão social e educacional no país. A criação do Prouni foi motivada pela necessidade de diminuir as desigualdades sociais e econômicas presentes no acesso à educação de nível superior no Brasil, que historicamente favoreceu as camadas mais privilegiadas da população.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do governo federal brasileiro que oferece bolsas de estudos integrais e parciais em universidades particulares para estudantes de baixa renda que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral.
As bolsas oferecidas pelo programa são financiadas pelo governo federal e pelas próprias instituições de ensino, que recebem incentivos fiscais em troca da concessão das bolsas.
O Prouni teve um impacto significativo na educação superior brasileira, contribuindo para ampliar a oferta de vagas em instituições privadas e incentivando essas instituições a adotarem políticas de inclusão social.
Outra maneira de ingressar na faculdade, é realizar a entrada diretamente pela instituição de ensino escolhida. Muitas faculdades particulares aceitam a nota do Enem ou de seus próprios vestibulares para que o aluno possa entrar. Inclusive, oferecendo boas condições para fazer a matrícula, como bolsas e descontos.
Como comentamos, a principal intenção do governo federal ao criar o Prouni, foi abrir as portas da faculdade com a oferta de bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de baixa renda em cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
O Prouni tem sido um importante instrumento de inclusão e democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Confira abaixo alguns dos impactos positivos do Prouni na educação brasileira:
A ideia surgiu a partir de conversas entre o petista, que, à época, era secretário-executivo da pasta, e a esposa, Ana Estela Haddad, que trabalhava no gabinete do então ministro, Cristovam Buarque — ele foi substituído em 2005 por Haddad na segunda gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ele consiste, basicamente, na concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (de 50%) a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.
O processo de seleção do Prouni ocorre duas vezes por ano, geralmente no primeiro semestre e no segundo semestre. Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior ao processo seletivo e atender aos requisitos socioeconômicos estabelecidos pelo programa.
O Prouni foi estabelecido pela Lei Federal nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Pelas regras, podem se candidatar a bolsas integrais e parciais:
O programa foi instituído através da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, e oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior para estudantes de baixa renda.
O Prouni tem contribuído significativamente para ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior. Em 2020, por exemplo, mais de 73% das bolsas ofertadas foram destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma das principais portas de entrada para a universidade no Brasil.
Veja abaixo algumas excelentes faculdades parceiras que são reconhecidas pelo MEC e são muito bem avaliadas pelos alunos. Confira as opções e encontre a melhor instituição para iniciar sua graduação!
O Prouni reserva 50% das bolsas para estudantes que se autodeclarem negros, pardos ou indígenas e que atendam aos requisitos socioeconômicos. Além disso, o programa reserva vagas para pessoas com deficiência e para professores da rede pública de ensino que desejam fazer cursos de licenciatura.
1999
O Programa Universidade para Todos (ProUni) foi criado em 2004, pela Lei nº e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Em 1998, quando o Enem foi criado para avaliar o domínio de competências pelos estudantes concluintes do ensino médio, a participação era voluntária. O exame recebeu então cerca de 157 mil inscrições. Em 2001, os alunos de escolas públicas passaram a ter isenção do pagamento da taxa de inscrição.
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
As notas do Enem são usadas para selecionar os candidatos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino. As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio.
Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares.
A grande diferença da prova digital do Enem para o formato impresso é que, no Enem Digital, os candidatos respondem às questões direto em um computador, em vez de utilizarem cadernos de questões e cartões-resposta de papel. As provas digitais serão realizadas em laboratórios de informática de universidades.