Uma das maneiras charmosas de usar o pelego na decoração é colocando-o por cima do encosto de uma poltrona ou de uma cadeira, como se estivesse forrando mesmo. Ao invés de usar uma manta, o pelego traz o toque mais moderno ao ambiente.
A lã é derivada da pelagem da ovelha, da vicunha, da alpaca, da alpama ou da lhama que, depois de tosquiado, é processado industrialmente para usos têxteis, limpeza e coloração.
Lã dá lucro para criadores de ovelhas no RS e trabalho para tosquiadores. Retirada da lã é necessária para os animais enfrentarem o verão. Valor do produto está em alta, pois é cotado em dólar.
A lã é retirada da ovelha por meio de tosquia. ... tosquia manual. Antes de ser transformada em têxtil, a lã passa por um processo de lavagem afim de retirar as impurezas tais como terra e outros tipos de matéria orgânica agarrada ao pelo assim como o suint e o sebo natural produzido pelo animal.
Para começar a fiar é preciso escovar a lã, ou cardar. Cardas são essas pás com dentes de aço e a função desse processo e deixar as fibras todas no mesmo sentido. Veja o volume que a lã ganha. A etapa seguinte vai acontecer toda na roca, que é essa ferramenta onde prendemos o fio e transformamos em meada.
Tipos de lã para aquecer o inverno
A lã, para se transformar em fio, deverá passar pelo processo de cardação, que é o ato de desfiar e pentear, para a mesma direção, as fibras da lã de ovelha. O processo de abrir a lã com os dedos ajuda ao mesmo tempo a desembaraçar as fibras e a eliminar parte das impurezas que ainda ficaram.
Uma ovelha que não seja tosquiada, e que mantenha a sua lã para o verão, vai sobreaquecer e perder a capacidade de regular a temperatura corporal no tempo quente. Além disso, também há o aumento de peso que causa desconforto ao animal e atrapalha sua mobilidade.
A partir de seu joelho esquerdo, tose até em cima, em direção ao ombro esquerdo, repetindo o movimento por 1 ou 2 vezes para tirar toda a lã. Aproveite para tirar toda a lã da parte interna da pata dianteira esquerda ad ovelha.
Deixe sua meada de molho numa solução de água com vinagre por, no mínimo, 30 minutos. Para cada 100gr de lã, use 3 colheres de sopa de vinagre. Antes de ir para a etapa seguinte, certifique-se de que a meada está encharcada por inteiro.
– Mergulhe o objeto acrílico que deverá estar amarrado por um barbante facilitando o tingimento. É possível fazer com duas ou mais cores, nesse caso mergulhe até a parte que gostaria de tingir. Observe sempre o tempo que o objeto estará dentro da água, quanto mais tempo mais tingido estará o acrílico.
Geralmente as pessoas tingem a meada de lã, agora roupa de lã tingida é bem difícil encontrar. Resolvi utilizar o mesmo corante, no caso, o corante ideal para “lã” acrílica é o Sintexcor (o mesmo utilizado para tingir botões e pérolas) da corantes Guarany . ... Ele só vai deixar a sua roupa levemente colorida.
Para mudar a cor da lã acrílica, lave com cuidado o material em água a uma temperatura acima de 60 ºC - pode ser na máquina de lavar ou em uma panela no fogão que não desencadeie uma reação química - com carbonato de sódio e um sabão em pó que remova toda a sujeira, polímeros e óleo do tecido.
1- Tingimento em água quente Para realizar este procedimento primeiro lave a peça e deixe-a ficar úmida. Depois mergulhe a peça na mistura de água e tinta para tecido em pó, deixe a temperatura se elevar até ferver e mantenha em fogo brando. Deixe esfriar na água. Enxágue em água morna.
2) Use 2 litros de água para cada 100g de lã a ser tingida (pode-se usar uma garrafa PET de refrigerante vazia e limpa como medida). 3) Em uma panela coloque para ferver um copo da água medida e dissolva 8g (uma colher de sopa rasa) de corante Vivacor para cada 100g de lã.
Despeje uma garrafa da tintura líquida para tecidos sintéticos na água quente. Agite o frasco antes de colocar a tinta na panela para garantir que o pigmento esteja bem incorporado. Além do corante, adicione 1 colher de chá de detergente e use uma colher grande para mexer bem.
Extremamente maleável e difícil de amassar, o tecido sintético consiste em qualquer tipo de roupa produzida 100% a partir de fibras artificiais (ou sintéticas). Peças de poliamida, poliéster, nylon (ou náilon), laicra e viscose, por exemplo, costumam ser confeccionadas com esse tipo de material.
Mergulhe o cetim em água quente e depois o coloque no banho de tinta. Coloque a panela ao lume e leve a água para ferver. Ferva a peça no banho de tinta por meia-hora, no mínimo, até que atinja o tom desejado. Retire o cetim e o enxague bem em água quente para retirar a tinta residual.
Como Tingir Renda com Tinta em Pó ou Líquida
Como tingir roupas a frio
Você pode usar o seu micro-ondas de casa para colocar um corante em um lenço e tecido de seda. Use um lenço branco projetado especificamente para tingimento ou dê a um velho lenço de seda uma reforma. Se o seu acessório for 100% de seda, ele pode ser tingido usando um micro-ondas.