O seu celular pode explodir! Se entram em contato um com o outro pode dar um curto, e se esquentar muito também, são riscos para a bateria explodir”, explica o especialista em tecnologia Fabro Steibel, professor de inovação tecnológica. “O risco é bem pequeno, porque as tecnologias de hoje são bem testadas.
Cuidados no carregamento
Mas mexer em aparelhos eletrônicos enquanto estão sendo carregados pode trazer uma série de riscos. Quando um aparelho celular está ligado na tomada, a bateria eleva a temperatura automaticamente, o que pode levar a um superaquecimento e em casos extremos a uma explosão.
Quando um aparelho celular está ligado na tomada, a bateria eleva a temperatura automaticamente, então todo cuidado é pouco para evitar esse superaquecimento, o que pode levar à explosão. O ideal, portanto, é optar por não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver sob condições de calor extremo.
Vale mencionar também que as descargas dadas pelo celular são menores do que outros aparelhos eletrônicos, pois o carregador é um objeto pequeno. Mesmo assim, usar o celular enquanto carrega é ruim para a bateria, porque sobrecarrega o objeto e reduz a vida útil do aparelho.
Um Samsung Galaxy S5 supostamente pegou fogo, causando várias queimaduras em seu proprietário. Kunal Sharma estava sentado na sala com sua familia quando sentiu o celular esquentando além do normal.
Segundo informações divulgadas nesta semana, um casal dos Estados Unidos enfrentou momentos de desespero quando o Galaxy S9 de um deles explodiu.
Celular da LG com bateria trocada explode na mão de uma criança em SP.
Motorola G4 Play
Tem gente que não desgruda do celular nem na hora de dormir. O hábito de colocá-lo sob o travesseiro ou a coberta, entretanto, pode ser perigoso. Qualquer aparelho ligado, mesmo em modo avião, gasta energia e é natural que aqueça. Esse aquecimento é ainda maior se o aparelho for deixado confinado.
Um estudo mostrou que as luzes de computadores e celulares são capazes de ativar neurônios “despertáveis”, o que pode causar insônia. Além disso, outra pesquisa mostrou que manter aparelhos nos ambientes de sono podem prejudicar na qualidade do sono.