Olá! O Dualismo Psicofísico é uma concepção de Platão, que afirma que todo homem possui um corpo e uma alma. ... Segundo Platão o ser humano possui o corpo, que é mortal (e foi criado pelos astros divinos para recebimento da "parte" imortal) e a alma imortal, que é imortal e foi criada por Demiurgo.
A filosofia de René Descartes (1596-1650) contribuiu para a nova concepção de corpo. Para ele, o ser humano é constituído por duas substâncias distintas: ... · A substância extensa (res extensa), de natureza material: o corpo. Eis aí o dualismo psicofísico cartesiano.
O dualismo psicofísico é caracterizado pela consideração da existência de uma divisão do ser entre corpo e alma. ... Portanto, o dualismo psicofísico é caracterizado pela existência de dois componentes do indivíduo: o corpo e a alma, sendo, no homem, a alma definida como imortal e pura enquanto o corpo é mortal e impuro.
Aristóteles observa que o homem é um ser que necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. E a partir disso, ele deduz que o homem é naturalmente político.
O autor dividiu a virtude em duas: virtudes éticas (morais) e as virtudes dianoéticas (intelectuais), sendo que esta se refere à inteligência que podem ser desenvolvidas através do estudo e aquela se refere ao hábito.
A alma humana é caracterizada como espiritual, imortal, substancial, e subsistente: é o princípio espiritual e vital do ser humano, mas também é dependente do corpo em uma variedade de formas, a fim de possuir estas características.