Biografia é um gênero textual no qual são narrados fatos da vida de uma pessoa. ... A biografia é um gênero textual que tem como objetivo narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa, sejam de uma grande personalidade, sejam de uma pessoa comum.
A autobiografia é um tipo de gênero literário que constitui uma narrativa de caráter pessoal e o seu traço mais significativo é a inserção do próprio escritor como personagem principal. ... Por isso, as autobiografias podem assumir diversos formatos como diários, memórias, poemas, músicas, roteiros, cartas, entre outros.
A biografia tem a função social de compartilhar, ao amplo público, o relato de vida de uma importante pessoa, de modo a popularizar ou acessibilizar esse conhecimento.
Como fazer uma biografia: 10 dicas do início ao fim
Ela contém a foto e o nome da pessoa ou empresa. Esses são componentes flexíveis, que podem ser alterados a qualquer momento pela pessoa responsável. Além disso, conta com alguns elementos fixos: nome de usuário, número de publicações, número de seguidores e número de perfis seguidos.
As principais características do gênero textual Biografia são: Informações quanto ao nome da pessoa, data e local de seu nascimento; Fatos importantes da vida dessa pessoa; Texto narrado em terceira pessoa.
O gênero de texto que conta a história da vida de alguém se chama biografia (bio é vida, e grafia é escrita). ... É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos.
O texto biográfico pode ser classificado em três principais tipos:
GÊNERO NOBRE do Jornalismo Literário [1], o perfil é um tipo de texto biográfico sobre uma – uma única – pessoa viva, famosa ou não. Texto biográfico não significa exatamente biografia, que é outro gênero. Nem tudo o que é biográfico é biografia, aliás. ... O perfil expressa a vida em seu contexto.
Porém, há diferenças entre os dois. A biografia conta a história inteira da pessoa, com muitos detalhes, por isso, é um texto longo. Já o perfil é uma narrativa sintética, se concentra apenas em alguns episódios marcantes e em aspectos específicos da trajetória do perfilado, assim, é um texto pequeno.
Como fazer o Perfil Profissional?
Em um perfil, a finalidade de quem escreve é revelar aspectos sobre a vida e o mundo de determinada pessoa. Por isso é essencial descrever e mostrar onde e como ela vive, o que faz, quais os fatos mais importantes de seu passado e deu seu presente, além de descrições sobre seu comportamento, costume e temperamento.
O perfil profissional é a apresentação do candidato, é o resumo de suas qualificações, habilidades, competências e experiências anteriores. Elaborar um texto de apresentação pessoal pode parecer simples, já que não há pessoa que nos conheça melhor que nós mesmos.
O seu Perfil social é o meio que você usa para interagir com outras pessoas e pode ser usado para seduzir e vender. Saber usar esse perfil irá ajudá-lo a fazer com que as pessoas gostem, ou não, de você.
Montar um perfil interessante em um site de relacionamentos é uma tarefa um pouco assustadora....Pratique a autodescrição
Cite uma frase de um filme ou livro favorito que tenha significado em sua vida ou faça uma síntese de alguma experiência ou conversa importante que teve com alguém no passado. Por exemplo: "Nas palavras imortais de Sócrates, 'Só sei que nada sei'. Mas talvez eu saiba que sou a pessoa certa para você!".
Nesta onda, uma boa dica é começar a conversa mais leve, falando sobre algum assunto que está bombando e que tenha a ver com o que a pessoa falou sobre ela – vale astrologia, música, ou qualquer tema que puxe para um hobbie do seu match. Outra boa forma de começar pode ser por afinidades.
Como fazer uma descrição para Tinder, Happn, Bumble e aplicativos
O que escrever em um perfil do Tinder feminino
Veja algumas dicas: