Líbero (voleibol)
No futebol, o líbero é o zagueiro/defesa central de sobra de uma equipe. O nome da posição vem do italiano libero, que significa "livre". Inicialmente, no Campeonato Italiano, a palavra designava um jogador que se posicionava atrás da linha de sua defesa e que controlava as possíveis brechas.
O jogador na posição 1 é o responsável por sacar e ele deve se manter dentro da área delimitada até golpear a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.
POSIÇÕES DO VOLEIBOLA posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição do saque. A posição nº 2 chama-se saída de rede. A posição nº 3 chama-se meio de rede. A posição nº 4 chama-se entrada de rede.
Levantamento: É normalmente o segundo contato que um time tem com a bola. Após ser recebida com um passe, um jogador a entrega para outro, sendo esse denominado, naquele omento, levantador.
As movimentações de ataque e defesa são decorrentes dos técnicos estudiosos, que tentam criar novas atitudes em suas equipes para obter vitórias contra seus adversários. A evolução do futsal e sua aplicação nos sistemas táticos podem ser influenciadas por distintas culturas ou pela imposição de treinadores.