Sim, é possível ser virtuoso em nossos dias de hoje. Para Aristóteles e Sêneca existiam duas categorias de virtudes: a virtude moral, e a virtude intelectual. ... Assim, tanto seguindo os preceitos de Aristóteles como segundo Sêneca nós podemos sim sermos virtuosos nos dias de hoje.
Na Ética a Nicômaco, Aristóteles enumera três condições para que um ato seja virtuoso, a saber: primeiro, o homem deve ter consciência da justiça de seu ato; segundo, a vontade deve agir motivada pela própria ação; terceiro, deve-se agir com inabalável certeza da justeza do ato.
Resposta. Virtude e vício são coisas distintas em essência. A virtude é habituar-se à prática do saudável, daquilo que proporciona prazer e faz bem. Enquanto o vício é danoso e só causa mal.
Virtuosa deriva de virtude, dai uma vida cheia de virtudes e as virtudes são inúmeras por exemplo: paciência, calma, amor, caridade, desapego, honestidade, trabalhador, tolerancia,carinhoso,amoroso. etc. uma vida pautada no bem, e no esquecimento de sí mesmo e voltada ao proximo.
Uma vida virtuosa para a filosofia é quando o indivíduo busca a perfeição e sendo assim as consequências são as virtudes. As pessoas relacionam virtuosidade como o caminho na busca de Deus, pois só ele é um ser perfeito e cheio de virtudes.
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.
Confira as 10 dicas da escritora, listadas no site da "Inc." para você ser mais feliz todos os dias.