Apesar dos seus aspectos históricos, de se tratar de um elemento da cultura corporal que resume todos os outros conteúdos da disciplina de Educação Física, constatou-se que a ginástica é apontada como uma prática quase inexistente nas escolas.
A ginástica, quando abordada nas aulas de Educação Física na Educação Básica, aparece tradicionalmente como conjunto de exercícios para o aquecimento (alongamento), antecedendo à prática dos Esportes. Apresenta-se ainda, na parte final da aula, como um conjunto de exercícios para o relaxamento.
A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não competitivas, como as praticadas em academias. ... A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
Alguns princípios são fundamentais para o planejamento de uma boa aula de Ginástica Localizada:
A utilização dos cinco materiais (corda, bola, arco, fita e maças) adotados oficialmente pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) difere dos esportes que privilegiam o aspecto quantitativo da motricidade.
A ginástica localizada utiliza exercícios com movimentos repetitivos e focados em determinados grupos musculares. Cada série de exercícios deve ser seguida de uma pausa para descanso dos músculos.
Quantas aulas por semana são recomendáveis? R: Segundo o ACSM (American Collegeof Sports and Medicine), é necessário um mínimo de 3 (três) sessões de treinamento semanais, independente da atividade, para a manutenção da saúde. A Ginástica Localizada aumenta a massa muscular? R: Sim.
É quando no meio do exercício paramos e mantemos a posição. A musculatura está em trabalho estático. Quando um movimento exigir, para a sua realização, a participação de menos de 1/6 a 1/7 do total da musculatura esquelética , ele é localizado, pois, depende primeiramente do metabolismo local.
O principal objetivo dos exercícios localizados , sejam eles parte de uma aula de aeróbica ou uma aula completa de localizada, é melhorar a força e a resistência dos principais grupos músculares (guiseline,1994).
A aula de ginástica localizada é uma forma de exercício físico em que os músculos são exercitados de maneira isolada ou em grupo, divido por blocos de exercício, com alto gasto calórico (queime calorias).
É a ginástica indicada para manutenção da boa forma e do bom desempenho das funções orgânicas. Praticada em academias ou na forma de atividade física livre, respeitando uma frequência, intensidade e duração adequadas.