O aumento do diâmetro longitudinal do tórax é devido à contração do diafragma (na inspiração) que é deslocado no sentido abdominal, ou seja, inferiormente.
Inspiração é o conjunto de movimentos que permite a entrada de ar nos pulmões. ... Diferentemente do que ocorre na inspiração, há uma redução do volume da caixa torácica, que volta ao seu tamanho de repouso, e uma retração dos pulmões, o que faz com que a pressão interna fique maior que a externa.
A inspiração é um processo ativo, feita pelos músculos intercostais externos e músculo diafragma. Já a expiração normal é um processo passivo, na qual acontece a saída de ar pelo relaxamento desses mesmos músculos. Músculos inspiratórios: Os principais são diafragma, os músculos intercostais externos, M.
Essa ação também expande e contrai os pulmões. O diafragma tem formato de cúpula e separa as cavidades abdominal e torácica. Durante a respiração, ele é o principal músculo da inspiração.
Músculos Acessórios: são músculos auxiliares da respiração, utilizados somente em inspirações forçadas ou quando a pessoa está em sofrimento respiratório. Os músculos acessórios principais são o Esternocleidomastóideo, os Escalenos (Anterior, Médio e Posterior), o Peitoral Menor e o Serrátil Anterior.