A dor nas pernas ao caminhar pode ser indício de obstrução das artérias dos membros inferiores, como pernas e pés. Isso ocorre porque, quando as artérias estão obstruídas, elas ficam muito estreitas – o que prejudica o fluxo do sangue e causa um déficit sanguíneo aos tecidos por elas irrigados.
Isso acontece porque os músculos ali presentes são responsáveis por vários movimentos, principalmente na hora de aterrissagem do seu pé no chão, recebendo uma grande sobrecarga. O próprio desgaste muscular por conta do exercício pode resultar em lesão sem os cuidados preventivos necessários.
Para aliviar a dor na panturrilha, algumas estratégias simples que podem ajudar são:
Portanto, pense em dar mais descanso entre as séries e até mesmo entre os exercícios e incrementar mais carga e intensidade em seus treinamentos. ✅Portanto a variação de exercícios é indispensável. Proponha exercícios unilaterais, exercícios declinados, exercícios paralelos ao chão entre outros tantos.
Em outras palavras, você não precisa começar, logo de cara, a treinar as panturrilhas todos os dias. Pense. Se você sempre treinou panturrilhas uma ou duas vezes na semana, é possível que treinar três ou quatro vezes já seja o suficiente para gerar estímulos inéditos para as suas panturrilhas crescerem.