Artrópodes. Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, quantidade que supera todos os demais filos reunidos. São adaptáveis em diferentes ambientes, tem uma grande capacidade de reprodução, é muito eficiente em suas funções naturais e no caso das abelhas, formigas e cupins tem uma perfeita organização social.
Os aracnídeos apresentam o corpo dividido em duas partes: abdômen e cefalotórax. Possuem quatro pares de patas, não tem antenas, possuem desenvolvimento direto ou indireto. Já os insetos tem o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen.
Os insetos têm seis patas e as aranhas oito. O corpo do inseto tem três partes e o da aranha só dois. A maioria dos insetos possui antenas e asas e as aranhas não.
Os insetos formam um grupo de animais invertebrados que se destaca pela presença de asas, corpo dividido em cabeça, tórax e abdome e a presença de seis pernas. Os insetos, animais do filo dos artrópodes, constituem o grupo de animais com maior número de espécies existentes.
Animalia, Animal ou Metazoa é um reino biológico composto por seres vivos pluricelulares, Eucariontes, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente (possuem tecido nervoso) que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.