Os parâmetros sonoros são: duração, altura, intensidade, timbre e ritmo.
A intensidade sonora refere-se à potência da fonte emissora, bem como à quantidade de energia que o som é capaz de transportar; o timbre diz respeito ao formato das oscilações sonoras e a altura, por sua vez, é determinada pela frequência do som.
Intensidade, altura e timbre são as qualidades fisiológicas do som e estão relacionadas a como o sistema auditivo percebe as ondas sonoras. É comum darmos mais valor ao sentido da visão.
A diferença entre um som intenso - ou forte - e um som fraco vem da amplitude de vibração da onda. Quanto maior a amplitude da onda, maior a pressão que a onda irá exercer no ar. A intensidade de uma onda é dada pela potência da fonte dividida pela área da superfície que está recebendo a onda sonora.
altura, comprimento medido de cima pra baixo, ex : filana mede 1,32 - Filana, mede, dos pés a cabeça, 1,32. duração, tempo de determinada coisa. Ex : a música Tal tem como duração 3:34, contando os segundos de vinheta - A música Tal, tem ao total, 3:34.
substantivo feminino Característica do que é intenso, com muita força: não conseguiram mensurar a intensidade do terremoto. Em grande proporção, quantidade: a intensidade do calor. [Física] Expressão do valor numérico de uma grandeza: intensidade de uma força.
O fator que determina a altura do som é a frequência da onda. ... Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave. Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.
A voz grave é emitida por cordas vocais mais encurtadas, enquanto a voz aguda é emitida com as cordas vocais mais alongadas. Portanto, os exercícios que visam tornar a voz mais grave trabalham os músculos que são responsáveis por encurtar as pregas vocais. Esses exercícios têm como objetivo o abaixamento da laringe.
Um truque para conseguir uma voz mais grave é fazer um movimento de deglutição antes de falar. Na verdade, você não precisa engolir nada, só imaginar-se engolindo alguma coisa e depois dizer o que quiser. A sua voz deve soar um pouco mais grave do que o normal. Fale lentamente.
Temos inicialmente os tipos vocais:
Classificação e extensão vocal
História. Na ópera, existem diferentes classificações para sopranos, que levam em consideração principalmente a extensão vocal, o peso relativo e a coloração do timbre. Os três tipos básicos são coloratura, lírico e dramático.
substantivo masculino e feminino A voz feminina de timbre mais agudo; a cantora que possui este tipo de voz; cantora lírica. [Música] Em certas famílias de instrumentos musicais, o instrumento cujo tom é o mais agudo; o mais agudo dentre os demais. Etimologia (origem da palavra soprano). Do italiano soprano.
Basta ter acompanhamento profissional e exercícios de técnicas vocal, dedicação e esforços. Desta forma, você poderá se tornar uma soprano ou uma contralto. Se você se identificou com esse tipo de voz, continue lendo para conhecer as categorias e as cantoras famosas que possuem o mesmo timbre que o seu.
adjetivo Que tem pouca altura: atleta baixo. [Figurado] Que incita desprezo; desprezível, vil: sentimentos baixos. Que é rude, grosseiro; chulo: palavras baixas. Não graduado; inferior: a classe baixa; o baixo clero.
Parte 2 de 3: Exercitando a voz para cantar soprano
Para cantar a 2° voz da forma correta você precisa:
Contralto é o tipo de voz feminina mais baixo e pesado, com a mais grave tessitura e também a mais rara. ... Sua extensão aguda é muito escura e "entubada" o registro grave é cavernoso e possui fácil agilidade.