Porque possuem partículas dispersas. Os coloides são dispersões que possuem um dos componentes, ao menos, com dimensões entre 1 micrometro e 1 nanômetro, ou seja, dimensões não visíveis a olho nu.
Resposta: o sangue por exemplo é uma mistura homogênea, porém quando olhado ao microscópio verifica-se que o mesmo é uma mistura heterogênea, sendo constituída por mais de uma fase. O leite a olho nu também aparenta ser homogêneo, mas na verdade ele é um coloide, sendo heterogêneo quando observado ao microscópio.
Toda mistura é chamada de dispersão. Existem três tipos de dispersões: soluções (abaixo de 1 nm), dispersões colidais (entre 1 a 1000 nm) e suspensões (acima de 1000nm). As dispersões se referem às misturas em geral. Por exemplo, quando misturamos sal com água ou sal e areia obtemos duas dispersões.
As dispersões coloidais são classificadas de acordo com as fases dispersas e de dispersão, gerando cinco tipos básicos de coloides, que são: sol, gel, emulsão, espumas e aerossol.
Uma suspensão descreve uma mistura heterogênea de substâncias, de um sólido finamente distribuído em um líquido. O sólido não pode se dissolver no líquido, como é o caso em uma mistura de substâncias de sal e água.