O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções.
O cérebro é um órgão do sistema nervoso central muito importante para o funcionamento do corpo. Esse órgão constitui a maior parte do encéfalo, representando cerca de 80% da massa total dessa estrutura. O cérebro está relacionado com a inteligência, linguagem, consciência, memória, entre outros.
Consiste em dois hemisférios (direito e esquerdo), cada um dividido em cinco lobos: frontal, parietal, temporal, occipital e insular. Estruturalmente constituído de uma camada externa de substância cinzenta (córtex cerebral) e da substância branca, localizada centralmente.
No caso humano, algo como 100 bilhões de neurônios. Cada um desses neurônios teria a capacidade para manter 1.
Já nosso cérebro, segundo estimativa do Instituto Salk para Estudos Biológicos, nos EUA, teria capacidade para armazenar até 1 petabyte de dados (1.