Robert Lima
Que não deve ser direito”. Como você acha que a pessoa que fala no poema está se sentindo? Por quê? Ela não concorda com certas atitudes que as pessoas têm em falar de todo mundo. Ela não acha direito falar mal dos outros, pois cada um deve ser respeitado naquilo que é não por aquilo que possui.
Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade. O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa. ...
Tanto no verso quanto na prosa pode haver poesia. A poesia consiste em um gênero textual que está ligado a diferentes áreas, como a literatura, música, teatro, no cinema, nas artes plásticas, etc. Ela tem a função de expressar as emoções do eu lírico. Dessa forma tanto um verso, quanto uma prosa pode ter poesia.
Escrevendo um poema em 10 passos
Para transformar um poema em prosa basta reescrever aquilo que o poema contém em forma de uma narrativa, uma história, com um começo, um meio e um fim, e cujo objetivo maior não é organizar as palavras em formas pré-definidas, mas sim transmitir informações.
A estrutura do texto em prosa apresenta estruturas sintáticas lógicas e claras de divisões com isenção de rimas desenvolvendo-se com coesão textual. A identificação desse gênero pode ser com base nos personagens, na linguagem e na estrutura do texto.
Normalmente, os textos em prosa mostram imagens concretas, sem o uso de metáforas. Em geral, este tipo de texto emprega uma linguagem denotativa conotativa. O texto em prosa não apresenta divisões rítmicas, métricas ou aliterações. Ele é um texto que pode ser compreendido como o oposto da poesia.
Prosa ou proza?
Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.