A síndrome de Loeffler é uma condição caracterizada pela grande quantidade de eosinófilos no pulmão que normalmente é causada por infecções parasitárias, principalmente pelo parasita Ascaris lumbricoides, podendo também ser causada por uma reação alérgica a certos medicamentos, por câncer ou por uma hipersensibilidade ...
A pneumonia eosinofílica crônica (PEC) é um distúrbio de etiologia desconhecida, caracterizado por um acúmulo anormal crônico de eosinófilos no pulmão.
A pneumonia em organização criptogênica é uma condição idiopática em que o tecido de granulação obstrui bronquíolos e ductos alveolares, com inflamação crônica e pneumonia organizada nos alvéolos adjacentes.
A Forma Obliterante com Pneumonia em Organização (BOOP) constitui uma síndrome clí- nico-patológica, caracterizada por fibrose bronquiolar e peribronquiolar, com proli- feração intraluminal de tecido conjuntivo, extensiva aos alvéolos, provocando limi- tação ao fluxo aéreo.
INTRODUÇÃO: Bronquiolite obliterante pós-infecciosa (BOPI) é uma sequela de uma infecção do trato respiratório inferior, com alterações estruturais permanentes e síndrome clínica de doença pulmonar obstrutiva crônica. Na infância, em sua maioria, é uma complicação da bronquiolite viral aguda (BVA).
A sarcoidose é uma doença autoimune na qual ocorre a inflamação de diferentes órgãos e tecidos do corpo humano ao mesmo tempo, como gânglios linfáticos, pulmões, fígado, olhos, pele, entre outros.
substantivo feminino [Medicina] Presença de tumores carnosos múltiplos. [Botânica] Aumento anormal da casca, devido ao excessivo acúmulo de substâncias nutritivas e elaboradas. Etimologia (origem da palavra sarcose). Sarco + ose.
Um granuloma de corpo estranho ocorre por substâncias inertes (exemplos: fio de sutura, fibras), portanto, não há resposta mediada por células T. Geralmente essas substâncias são grandes demais para serem fagocitadas por macrófagos, tendo então a dificuldade na eliminação das mesmas, levando à formação do granuloma.