Sempre abrir. A Taiga ou floresta boreal é um bioma formado principalmente por plantas do tipo coníferas, por isso também é chamado de Floresta de Coníferas. ... Na Taiga as principais coníferas encontradas são os pinheiros, abetos, larícios e espruces.
tundra
A Tundra é marcada pela ausência de árvores, com vegetação rasteira e espaçada, graças às condições oferecidas pelo clima polar. ... Por conseguinte, a vegetação da Tundra é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância para arbustos, ervas, líquens e musgos.
Vegetação mediterrânea ou floresta mediterrânea é um tipo de vegetação que se forma em regiões onde o clima predominante é o mediterrâneo, é constituída por plantas (tipo xerófilas) dispostas distantes uma das outras. ... Em regiões influenciadas pelo clima mediterrâneo, os verões são secos e os invernos chuvosos.
Caducifólia significa folhas que caducam, ou seja, folhas que caem. Esse processo ocorre na estação do inverno e volta a brotar somente na primavera. Esse tipo de vegetação, em sua composição original, ocupava vastas áreas do continente europeu, litoral nordeste dos Estados Unidos e sudeste do Canadá.
Em botânica, caducifólia, caduca ou decídua é uma planta que, numa certa estação do ano, perde suas folhas, geralmente nos meses mais frios e sem chuva (outono e inverno), ou em que a água se encontra congelada ou de difícil acesso à terra.
A fitogeografia é um ramo da biogeografia responsável por estudar a origem, distribuição, adaptação e associação das plantas de acordo com a localização geográfica e sua evolução. ... Sendo, até então, dada pouca importância à localização geográfica na configuração e distribuição das vegetações.
Tropófilas: São plantas adaptadas a uma estação úmida e outra seca. Aciculifoliadas: São plantas que apresentam folhas em formato de agulha. São mais comuns em regiões de clima frio.
Significado de Xerofitismo substantivo masculino [Botânica] Estado ou qualidade de vegetação xerófita. Etimologia (origem da palavra xerofitismo). Xero + fito + ismo.
A principal característica que uma planta precisa ter para sobreviver a um ambiente seco é a retenção da maior quantidade de líquido, pois serão poucas as vezes que essa planta conseguirá água, então é preciso que ela tem um bom reservatório.
Muitas plantas possuem estruturas pontiagudas denominadas de espinhos. Essas estruturas apresentam diversas funções na planta, atuando tanto na proteção contra herbívoros como na manutenção da espécie em certos ambientes. Os espinhos são estruturas ricas em lignina e, portanto, bastante rígidas.