A lei das tríades, formulada em 1829, foi um passo importante para a elaboração da Tabela Periódica, proposta por Mendeleiev, e baseou-se na observação dos aumentos regulares de massas atómicas de elementos com propriedades químicas semelhantes.
Parafuso telúrico é um modelo criado por Chancourtois para explicar como os elementos já descobertos poderiam ser arranjados. Esse cientista organizou elementos com massas que apresentavam diferença de 16 unidades. Em seguida, ligou-os por ordem crescente de massa. A linha de ligação lembra uma espiral em parafuso.
Químico inglês nasceu a 26 de novembro de 1837, em Southwark, Londres, e faleceu a 29 de julho de 1898. John Alexander Reina Newlands estudou no Royal College of Chemistry e precedeu Dimitri Mendeleiev na formulação do conceito de periodicidade das propriedades dos elementos químicos.
Alexandre Chancourtois
Johann Wolfgang Dobereiner
O modelo de tabela periódica que conhecemos atualmente, foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (1834-1907), no ano de 1869. A finalidade fundamental de criar uma tabela era para facilitar a classificação, a organização e o agrupamento dos elementos químicos conforme suas propriedades.
O grupo 16 é conhecido como Calcogênios, o grupo 17 como Halogênios e, por fim, o grupo 18 que compreende os Gases Nobres. As duas últimas linhas da Tabela Periódica representam as Famílias dos Lantanídeos e dos Actinídeos, como pode ser visto na nossa Tabela Periódica Completa.
Fora da tabela periódica, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) determina que os elementos químicos devem ser representados escrevendo-se o símbolo no centro, o número atômico (Z) na parte inferior esquerda e o número de massa (A – soma dos prótons e dos nêutrons no núcleo atômico) na parte superior ...
Os calcogênios são todos os elementos químicos localizados na família ou grupo 16 (conhecida antigamente como família VIA), que recebem esse nome por causa da origem grega Khaltos (que quer dizer cobre) com a junção do termo genos, que quer dizer “origem nobre”.
Família 2A (ou 2): metais alcalinos terrosos – Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra. Família 6A (ou 16): calcogênios – O, S, Se, Te, Po. Família 7A (ou 17): halogênios – F, Cl, Br, I, At. Família 8A (ou zero, ou 18): gases nobres – He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn.
Semimetal
O grupo 13 (3A), é o grupo conhecido como grupo do boro. É constituído dos seguintes elementos: Boro (B) Alumínio (Al)
Semimetal
Grupo 13 Família do Boro. Integram o Grupo 13 os elementos, boro, alumínio, gálio, índio, tálio e o nihônio.
Não metal