Produz as seguintes toxinas: a toxina pertussis (porção A), a toxina adenilato ciclase, a toxina dermonecrótica, a citotoxina traqueal e ainda LPS e endotoxina, presentes nas bactérias Gram negativo.
Significado de Coqueluche substantivo feminino [Medicina] Doença contagiosa, caracterizada por tosse convulsiva, e que ataca sobretudo as crianças. [Figurado] Pessoa, coisa ou hábito que goza momentaneamente de grande apreço popular; moda.
A coqueluche manifesta-se classicamente em três estágios: Estágio catarral: sintomas iniciais são semelhantes ao do resfriado (febre moderada, coriza, espirros e tosse irritativa). Estágio paroxístico: aproximadamente duas semanas após, a tosse torna-se irritativa, com espasmos (paroxismos) de tosse.
Surtos da doença foram descritos pela primeira vez no século XVI. A bactéria que causa a infecção foi descoberta em 1906 e a a vacina contra coqueluche tornou-se disponível na década de 1940.
Saiba tudo sobre coqueluche e como se prevenir contra essa doença. A Coqueluche é uma doença infectocontagiosa transmitida pela Bordetella pertussis, bactéria de fácil propagação e contágio, também conhecida como tosse comprida ou tosse aguda, Por isso, a coqueluche é muito semelhante a outros tipos de doenças.
Louis Sauer, Pearl Kendrick e Grace Eldering desenvolveram os primeiros imunizantes contra coqueluche (pertussis). Em 1942, Kendrick descobriu que sua vacina funcionava melhor na presença dos toxóides diftérico e tetânico, já que os três componentes agiam como adjuvantes entre si.
A vacinação é o principal meio de prevenção da coqueluche. Crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a coqueluche.
Prevenção
TESTE: você é hipocondríaco?
Um tratamento excelente para hipocondríacos é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pois foca em cessar condutas prejudiciais, substituindo-as por padrões de comportamento mais saudáveis. Por vezes, pode haver exposição aos medos irracionais da pessoa.
6 melhores maneiras de lidar com um paciente hipocondríaco
Por definição, um doente hipocondríaco é uma pessoa que se preocupa excessivamente com a sua saúde, valorizando demasiado um ou mais sintomas por si sentidos (aos quais atribui uma causa específica, geralmente grave) ou tendo o receio de ter ou de vir a ter uma doença, mesmo que não tenha qualquer sintoma suspeito ...
Fobia: Quando o medo se torna uma doença.
A hipocondria é um distúrbio psiquiátrico caracterizado pela hipervalorização de sintomas absolutamente normais, fazendo o indivíduo acreditar que é portador de uma doença grave, muitas vezes “ainda não diagnosticada”.
7 – Fobia de beijar: Filemafobia Nem mesmo os filmes de romance podem quebrar o pavor que quem tem filemafobia sente ao beijar ou apenas se imaginar beijando alguém.
Você pode ter passado por algum tipo de experiência desagradável real ou imaginária. De qualquer maneira, há cura para isso. O medo está ligado a questões passadas ou futuras, como fantasias de como será tal experiência. Procure seguir sua vida sem evitar ambientes ou situações que o beijo possa fazer parte do momento.