“No Enem, a primeira pessoa só pode ser usada em casos de citação e sempre utilizando aspas. Na hora da argumentação, é preciso utilizar a terceira pessoa”, alerta a professora Sandra.
Na literatura, um ponto de vista é a perspectiva a partir da qual uma história é contada. O escritor pode escolher escrever seu livro sob uma de 3 perspectivas, a saber: Primeira pessoa (“eu” e “nós”). Limita o leitor à perspectiva de apenas uma personagem.
A impessoalidade da linguagem é uma técnica indispensável quando falamos na produção de um texto dissertativo-argumentativo. O objetivo principal de escrever um texto de maneira impessoal é eliminar marcas de subjetividade do discurso, isto é, evitar opiniões e juízos de valores pessoais.
Ocorre linguagem impessoal quando o texto não revela a opinião pessoal de quem o escreve. O texto pode conter assuntos diversos e muito importantes, mas de uma forma impessoal, ou seja, sem revelar a pessoa. Por exemplo: bula de remédios, receitas, informações técnicas, e muitos outros.
A linguagem formal, também chamada de "culta" está pautada no uso correto das normas gramaticais bem como na boa pronúncia das palavras. Já a linguagem informal ou coloquial representa a linguagem cotidiana, ou seja, trata-se de uma linguagem espontânea, regionalista e despreocupada com as normas gramaticais.
São os chamados verbos defectivos da língua portuguesa. ... Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.