A veladura é um tingidor de madeira concentrado, disponível em diversos tons e que deve ser diluído em verniz ou seladora antes da aplicação. Para aplicar adicione a veladura ao verniz ou a seladora aos poucos e aplique o produto em uma madeira de teste, repita esse processo até encontrar a tonalidade desejada.
Caso queira manter o tom original da madeira, sem alterar sua cor, recomenda-se o uso do Verniz Incolor, que possui filtro solar especial que permite que o acabamento seja, ao mesmo tempo, transparente e sem cor.
Na hora de trabalhar com estruturas de madeira é importante saber qual é o ambiente e o resultado desejado. Os acabamentos mais indicados são o Verniz e o Stain. Embora ambos sejam usados com a mesma finalidade e tenham solvente como base, eles possuem diferentes tipos de proteção e efeito.
Quando aplicamos a seladora antes da tinta, ajudamos a madeira a não absorver o produto, reduzindo custos e otimizando o tempo de trabalho. Mais ainda: a seladora é fundamental para que as madeiras tenham bons acabamentos e se transformem em móveis mais bonitos e refinados.
A seladora é um produto que deve ser aplicado na madeira antes do verniz, pois sua função é selar os poros da peça, mas sem criar uma película protetora externa. Essa película vai ser criada pelo verniz.
Você deve aplicá-lo tanto em ambientes internos quanto externos, e em diversos tipos de superfície. Para garantir maior economia e melhor resultado, recomenda-se aplicar duas demãos do selador.
Não passe mais que uma demão de seladora antes do lixamento, para não empastar o produto na porta. Se necessário, utilize o thinner para diluir um pouco a seladora. A diluição é necessária quando a seladora esteja muito grossa e propicie empastando facilmente, durante sua aplicação.
Preparação da Superfície: Utilize a massa (YL 1424-cores) com a cor próxima da madeira, aguarde tempo de secagem e promova o lixamento com lixas apropriadas, seguindo sempre os veios da madeira. Pode-se iniciar com uma lixa grana 180 depois 240 podendo chegar a grana 280 para deixar a superfície mais lisa.
Se o seu verniz precisa de selador, aplique-o com o rolo por toda a porta, sempre seguindo os veios da madeira. Espere secar. Limpe o rolo com o solvente para limpeza. Lembre-se de usar luvas para não se sujar.
Mais do que a tinta, o prime ou o selador é o produto que vai garantir uma boa cobertura na porta. Depois de lixar para nivelar e remover as imperfeições, é preciso limpar a superfície com um pano seco e passar uma demão de selador, que vai impedir que eventuais manchas apareçam sob a tinta.
tinta esmalte
Antes do acabamento aplique um fundo preparador para fixar a tinta e lixá-lo levemente. Use rolo ou pulverizador e espere secar (em média são 12 horas de descanso). Depois de seco, use uma lixa fina para deixar toda a madeira com acabamento uniforme. Limpe o pó e aplique a segunda demão e as outras, se necessário.
Se a porta for receber pintura, o ideal é que ela seja da mesma cor da maior parte das paredes, como branco, cinza, palha. Para isso basta escolher a mesma cor de tinta usada nas paredes, porém na versão em esmalte, já que a das paredes costuma ser a látex ou a acrílica.
Essa estrutura de madeira pode ser sarrafeada, ou seja, semi-sólida ou compactada (sólida). Essas portas são geralmente chamadas de portas de prancheta....Já a lâmina que reveste a porta geralmente são utilizadas madeiras mais nobres no mercado, sendo as principais:
Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 220 ou 320 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
Se a porta de madeira estiver pintada com tinta, você deve no mínimo lavar toda a porta com água e detergente neutro. Depois, deve secá-la totalmente e aplicar um lixamento com lixa (fina, 360 a 400) até que todo o brilho seja removido. Após retirar todo o pó gerado pelo lixamento, pode aplicar a tinta.
Use a lixa fina para a superfície ficar com textura lisa. Atenção! Lixe a porta sempre no mesmo sentido, se possível, seguindo os riscos da madeira. Quando acabar de lixa a porta, passe um pano umedecido com água e sabão neutro e deixe secar por completo.
Se a madeira for crua sem nenhuma tinta, comece lixando com uma lixa grossa e para fazer o acabamento use uma lixa fina. Sempre lixando no sentido da fibra madeira. Para porta de madeira que já está com verniz, o ideal é usar um removedor de tinta e uma espátula removendo tudo. E depois é usada a lixa fina.
Quando a madeira é nova, é preciso lixar, remover o pó com pano umedecido em aguarrás, aguardar a secagem e aplicar uma demão do verniz diluído em aguarrás a 100% (1:1). Aguardar o intervalo de oito horas para outra demão; lixar com uma lixa 220 para remover as farpas da madeira e deixar o acabamento mais liso.