O explosivo TNT é o nitrocomposto trinitrotolueno e seu nome químico é 2-metil-1,3,5-trinitrobenzeno. ... O TNT é tão explosivo que detona com apenas uma temperatura de 80°C ou uma fagulha elétrica.
Apesar de o TNT ser sim um explosivo, o composto usado nas dinamites é o TNG, ou nitroglicerina (trinitrato de glicerina ou 1,2,3-trinitroglicerina). Veja sobre ela no texto Nitroglicerina.
2,4,6-Trinitrotoluene
Resposta. A explosão do trinitrotolueno é exotérmica, libera vapores tóxicos que causam irritações respiratórias e cutâneas, alto índice de ruído. Além da reação de trinitação, o grupo metil (-CH^3) do tolueno funciona como radical ativante, o mesmo é orto e para dirigente.
O primeiro T é de tri, e o N, de nitro. Assim, TNT é trinitrotolueno. Ao reagirmos o tolueno com o ácido nítrico (HNO3), em proporções adequadas e na presença de ácido sulfúrico como catalisador, três grupos nitro (NO2) entram na molécula do tolueno. ... O TNT (C7H5O6N3) explode porque é uma molécula muito instável.
O TNT é uma fibra, portanto, se for lavada perderá a finalidade da filtração de microgotículas.
Quando falamos em gramatura estamos nos referindo a espessura do TNT, a Ecoplus utiliza para suas sacolas ecológicas as gramaturas 80,100 ou 120, quanto maior a gramatura mais “grosso” e resistente o produto. ...
O polipropileno (PP) é uma fibra obtida através de um processo chamado polimerização e não é uma fibra muito utilizada em vestuário, e sim na fabricação de sacarias, feltros e estofamentos, que são normalmente feitos com o fio contínuo, por sua elevada inércia química, leveza, r esistência à umidade, etc.
Graças aos esforços da equipe, além do TNT tradicional, conseguimos um tipo de tecido não tecido de alta qualidade. É o mais recomendado para máscaras, principalmente as usadas por profissionais de saúde. É o TNT SMS-SMMS, também conhecido tecnicamente como Não Tecido Spunmelt.
Material principal: Tecido não tecido para uso médico-hospitalar (TNT / Nonwoven) Composição: Sintético, 100% Polipropileno, Atóxico. Gramatura: médias, entre 26 g/m² e 60 g/m² Processo (fonte Abint): Via Fundida, Termoligado, Spunbonded-Meltblown-Spunbonded (SMS)
O processo melt blown consiste no aquecimento do polipropileno e sua extrusão em pequenos filamentos que formam um cilindro microporoso. Este cilindro chamamos de elemento filtrante e é ele que faz todo o trabalho de retenção de sólidos do fluido.
O tempo de decomposição de uma sacola plástica que você pega no mercado por exemplo, é de aproximadamente 100 anos, já com uma sacola de TNT você pode ter um uso maior e ainda assim ajudar a natureza, já que seu tempo de decomposição é de 6 meses a um ano no máximo.
Lave com água morna ou fria com espuma. Aperte suavemente o tecido para que a espuma penetre nele. Enxágüe com água morna sem torcer a peça.
Como lavar Na máquina, usando detergente de roupa comum e efetuando ciclo completo de lavagem; À mão, individualmente, com água e sabão. Em seguida, deixar de molho por 20 minutos numa solução de meio litro de água com 10 ml de água sanitária.
Modo de Lavar:- Use esponja com detergente ou sabão;- Lave somente o local afetado;- Esfregue suavemente, enxague e deixe secar na horizontal;- Não torcer;- Não passar.
Agora que você já sabe que pode lavar sua máscara cirúrgica de TNT, entenda como fazer o processo corretamente. A indicação do Ministério da Saúde é que as máscaras cirúrgicas fiquem de molho em solução com água e sabão ou com água sanitária por 30 minutos.
Professor do Instituto de Física, Paulo Artaxo afirma que uma boa máscara deve ter a capacidade de filtragem superior a 80%. Diz também que, embora descartáveis, máscaras de TNT podem ser lavadas até três vezes, no máximo. “Não devem ser lavadas muitas vezes, porque perdem a eficiência”, diz.