O óleo de rícino é um óleo vegetal extraído das sementes da planta medicinal Ricinus communis, rico em ácido ricinoleico, com propriedades laxantes, sendo, por isso, muito utilizado na medicina tradicional por via oral para o tratamento da prisão de ventre.
O óleo de rícino também não deve ser usado por pessoas em tratamento com diuréticos ou corticoides, pois pode reduzir muito os níveis de potássio no corpo, o que pode resultar em efeitos colaterais graves, com sintomas como fraqueza, fadiga, câimbras musculares, formigamento, dormência, arritmia cardíaca e distensão abdominal.
E o óleo de rícino não só faz o cabelo crescer. Ele também pode ser aplicado nos cílios, sobrancelhas e barbas, auxiliando no crescimento. Não existem estudos científicos que comprovem tal fato. Porém, há relatos de que o uso do óleo de rícino pode ser eficaz para esses casos.
O óleo de mamona é rico em ácido ricinoleico, um ácido graxo monoinsaturado. Esses tipos de gorduras atuam como umectantes e podem ser usados para hidratar a pele. Os umectantes retêm a umidade evitando a perda de água através da camada externa da pele.
O óleo de rícino é extraído das sementes da planta Ricinus communis e, quando cru, contém uma enzima tóxica chamada ricina. Porém, após o aquecimento durante seu processo de produção, essa enzima é desativada, tornando o óleo seguro para o uso.
O óleo de rícino é indicado para o tratamento da prisão de ventre em adultos ou para o preparo de exames de diagnóstico, como a colonoscopia, endoscopia, exames urológicos ou radiológicos das vias biliares, devido às suas propriedades laxantes de ação rápida. Conheça também os benefícios da planta medicinal rícino.
Você pode aplicá-lo de duas a três vezes por semana, usando continuamente por um período de tempo prolongado. Os resultados aparecem após alguns meses de tratamento. Você deve optar pelo óleo de rícino 100% puro, livre de qualquer química que possa ser nociva à saúde, como os parabenos. Você pode encontrar o óleo de rícino puro na Loja eCycle.
Antes de usar o óleo de rícino, realize um teste de pele, aplicando uma quantidade muito pequena de óleo para verificar possíveis reações alérgicas. O melhor local para esse teste é na parte interna do antebraço.
A candida albicans é um tipo de fungo que comumente causa problemas dentários, como o supercrescimento de placa, infecções de gengiva e infecções do canal radicular. O óleo de mamona tem propriedades antifúngicas e pode ajudar a combater a candidíase oral.
Ele também favorece o crescimento dos fios e diminui a queda dos cabelos, pois ajuda no fortalecimento do couro cabeludo. Como apresenta propriedades antibacterianas e antifúngicas, o óleo de rícino combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar.
Quando ingerido, o óleo produz um efeito laxante muito forte, e o uso excessivo pode facilmente resultar em desidratação severa que, em casos extremos, pode ser fatal. Outros possíveis efeitos colaterais incluem cólicas abdominais, diarreia severa, náuseas e vômitos.
O óleo de rícino é um produto que praticamente todas as pessoas já conhecem ou ao menos ouviram falar. Mas você sabe para que ele é usado e quais são seus benefícios para a saúde e a estética?
Para fins medicinais, o óleo é extraído por prensagem a frio, pois é mais límpido, incolor, livre de ricina e isento de acidez e impurezas. Já o óleo de rícino para fins industriais utiliza a prensagem a quente das sementes, obtendo-se um óleo límpido, brilhante, mas podendo ter, no máximo, 1% de acidez e 0,5% de impurezas.
Estudos em animais e em tubos de ensaio mostraram que o ácido ricinoleico reduz a dor e o inchaço. Além disso, um outro estudo mostrou que o tratamento com gel contendo ácido ricinoleico levou a uma redução significativa da dor e da inflamação quando aplicado à pele, em comparação com outros métodos de tratamento.
Gostei das dicas! Vou usar o óleo de rícino nos cabelos porque estou com queda de cabelo, vou passar no couro cabeludo. Espero que dê certo não aguento mais os meus cabelos caindo. Depois digo a vcs se funcionou!
A extração do óleo pode ser feita por prensagem a frio ou a quente, ou por solvente. Primeiramente, as sementes passam por uma limpeza e são cozidas. Na prensagem, elas são degomadas para a obtenção do óleo. A torta que sobra da prensagem segue para a extração por solvente, onde é utilizado hexano ou etanol.
Outro estudo descobriu que a escovação e a imersão das próteses em uma solução contendo óleo de rícino levaram a reduções significativas na Candida em idosos que usavam dentaduras.
Além disso, o óleo de rícino não deve ser usado por pessoas que têm apendicite suspeita ou confirmada, obstrução ou perfuração nos intestinos, ou síndrome do intestino irritável.
Esfregue o óleo de rícino nas mãos, massageie o couro por cinco minutos e deixe agir nos cabelos por até 30 minutos. Massagear o couro ativa a circulação e ajuda a estimular o crescimento por causa da presença de ácido linoleico (ômega 6), que fortalece e nutre os fios.