Para Que Servem Os Exerccios?

Para que servem os exerccios

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Esses exercícios são praticados principalmente pelas pessoas que querem aumentar a massa magra e perder gordura, além de aumentar a resistência muscular, sendo esses exercícios ótimos aliados para o emagrecimento.

Para que servem?

Os dois tipos de exercícios vão contribuir para a perda de gordura corporal, ou seja, são ideais para quem quer emagrecer, pois eles vão fazer com que seu metabolismo acelere. Mesmo assim, um misto de exercícios físicos com dieta alimentar balanceada é o recomendado. Assim eles vão trabalhar juntos: os exercícios acelerando o metabolismo e a alimentação balanceada faz com que o organismo utilize da gordura como fonte de energia.

Para aumentar o grau de dificuldade da prancha tradicional, pode-se fazer esse exercício apoiando-se no bosu ou disco de equilíbrio, ou ainda saltando, abrindo as pernas a uma distância mais larga que os ombros, mas mantendo os quadris baixos e alinhados.

Exercícios anaeróbicos

Exercícios anaeróbicos

Além disso, alguns estudos mostram que intercalar atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, natação ou ciclismo, com treinamento de força e resistência, como a musculação, pode maximizar a perda de gordura pois o aumento da massa muscular, contribui para acelerar o metabolismo pois os músculos gastam mais energia do que as células de gordura, o que é essencial para eliminar o excesso de peso. Confira outras formas de acelerar o metabolismo

As atividades físicas de fortalecimento muscular, como a musculação, podem ajudar a aumentar ou manter a massa muscular e aumentar a resistência e a força dos músculos, pois esses exercícios estimulam a construção e a função muscular.  

Além disso, pessoas ansiosas ou deprimidas, geralmente têm problemas para dormir e as atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono, permitindo que a pessoa adormeça mais rápido e com um sono mais profundo e reparador. 

Recomendados

A Associação Americana do Coração recomenda a prática dessas atividades por pelo menos 2 horas e 30 minutos semanais (intensidade moderada) ou 1 hora e 15 minutos de exercícios de alta intensidade para obter todos esses benefícios. 

O início da prática de atividade física pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas, por isso, é recomendado que inicialmente sejam realizados exercícios mais leves e, de preferência, ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. Idealmente os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias, conforme a disponibilidade de tempo.

Histórias relacionadas

Histórias relacionadas

Além da definição dos músculos e sua hipertrofia, é um exercício recomendado para pacientes que possuem muita lombalgia (dores nas costas), condição ocasionada principalmente pela fraqueza muscular.

A preocupação com a estética e com a saúde vem aumentando cada vez mais! Mas, ao mesmo tempo, as pessoas não dispõe de muito tempo para ir à academia ou praticar outro esporte/atividade.

Cuidados

O emagrecimento de forma saudável é possível com a prática regular de exercícios físicos, tanto aeróbicos quanto anaeróbicos, que devem ser indicados por um profissional de educação física, e com uma dieta equilibrada que deve ser recomendada por um nutricionista. Saiba como fazer uma alimentação saudável para emagrecer.

Aquecer significa começar o treino com menor intensidade, utilizando as mesmas articulações e músculos que serão utilizados na parte principal do treino, de uma maneira mais leve, preparando os mesmos músculos e articulações para os exercícios de maior impacto.

Tipos de prancha

Jogar tênis é moda na pandemia. Veja todos os benefícios!

Como fazer: de pé, ficar de frente para uma parede, apoiando os cotovelos na altura dos ombros e os antebraços voltados para cima. Manter o abdômen contraído, a coluna alinhada e afastar os pés para trás, distanciando-os da parede. Manter nessa posição por 30 segundos ou mais, descansar 30 segundos, e repetir mais 2 vezes.

Para aumentar o grau de dificuldade da prancha rotativa, pode-se também estender totalmente o braço apoiado no chão, fortalecendo ainda mais os músculos do core e dos ombros.

Como emagrecer de forma saudável

Esses benefícios são muito importantes especialmente para idosos que apresentam redução da massa e da força muscular que ocorrem naturalmente com o envelhecimento, e que podem causar lesões ou aumentar o risco de quedas. Por isso, praticar atividade física regular, com exercícios de fortalecimento, é essencial para reduzir a perda, manter e melhorar a força e a resistência muscular.

Também pode-se fazer a prancha alta sobre 2 apoios, tirando o pé do chão e elevando até a altura do quadril, enquanto se levanta o braço oposto até a altura do ombro e repetindo do outro lado; tocando os ombros, retirando-se uma das mãos do chão e tocando o ombro contrário e vice-versa; ou ainda fazendo o exercício de remada, levantando-se halteres com os braços, de forma intercalada.

O que é pliometria na educação física?

O termo pliometria refere-se a exercícios específicos que envolvam o ciclo alongamento–encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido de uma rápida ação concêntrica. ... A pliometria pode ser executada tanto nos membros superiores quanto inferiores.

Qual a participação do OTG na execução de exercícios físicos?

O OTG apresenta suas fibras dispostas em série com as fibras musculares junto aos tendões. Suas terminações sensoriais se entrelaçam com as fibras dos tendões de modo que sempre que houver aumento de tensão no músculo essas fibras serão sensibilizadas, sinalizando para o centro integrador pela via aferente.

O que é melhor para emagrecer crossfit ou funcional?

Logo, a funcional e o crossfit geram maior gasto calórico, mas são atividades que requerem muita consciência corporal, e também bom preparo físico, para que os movimentos sejam executados com segurança e boa técnica, evitando lesões.

O que é cross funcional?

Nessa modalidade, o foco principal está nos movimentos corretos de agachar, empurrar e puxar, tirando a tensão de alguns músculos como o bíceps, peitoral e quadríceps.

O que é melhor academia ou treinamento funcional?

O treinamento funcional é considerado o futuro dos exercícios físicos. Em alguns países já substituiu a combinação "musculação e atividade aeróbica". No Brasil, está sendo introduzido aos poucos nas academias, mas, onde chega, faz sucesso.

O que é melhor para emagrecer treinamento funcional ou musculação?

O que faz um exercício ser mais ou menos eficiente para o emagrecimento, é a sua capacidade de gerar um maior gasto calórico. Neste caso, de nada adianta falar de treinamento funcional ou musculação, sem pensarmos em estímulo. Tanto o treinamento funcional, quanto a musculação, emagrece.

Quanto tempo de treinamento funcional faz efeito?

O tempo de resultado saudável é de 3 a 4 meses. Podemos afirmar que os resultados obtidos com cautela, planejamento e acompanhamento profissional têm maior probabilidade de se tornarem efetivos.