Um fio de contas, brajá, guia, colar de santo ou cordão de santo é um colar usado pelos adeptos das religiões de matriz africana. ... Cada fio de conta tem um significado: através do fio de conta é que se pode saber o grau de iniciação de uma pessoa no candomblé e a que nação pertence.
Todas as guias, para terem valor vibracional, devem ser imantadas e fundamentadas. O número de contas deve ser passado pelo Dirigente Espiritual (geralmente são 147 contas ou 151, variando de acordo com o fundamentos de sua Casa).
Oyá, Iansã ou Inhançã – Oyá, Iansã ou Inhançã é a orixá dos ventos e dos raios, a deusa que comanda as tempestades e também o espírito dos mortos, os quais controla com um rabo de cavalo chamado Eruexim – um dos seus símbolos. Para saber mais sobre a orixá Yansã visite nossa página dedicada a esta orixá.
No dia 4 de dezembro comemora-se o dia de Iansã, também conhecida como Oyá. A orixá dos ventos e dos raios é saudada com a expressão EPAHEY OYÁ! por seus devotos. Na literatura das religiões de matriz africana ela é a responsável por controlar as tempestades e os espíritos dos mortos.
INCENSO E ESSÊNCIA: FLOR DE LÓTUS, MEL, ERVA-DOCE OU ORQUÍDEA. BANHO: PÁRA-RAIO, ESPADA DE SANTA BÁRBARA OU ERVA DE IANSÃ; INCENSO E ESSÊNCIA: DAMA DA NOITE OU SÂNDALO. INCENSO E ESSÊNCIA: CANELA OU ERVA CIDREIRA.