Uma antologia poética refere-se no apanhado de poemas (ou poesias) diversas reunidas em um livro. Estes são normalmente selecionados pelo próprio autor, seguindo um critério arbitrário e individual. Uma antologia poética, no entanto, também pode apresentar uma coletânea de autores, não só de poesias de um mesmo.
Os temas cotidianos – o trabalho, o amor, a mulher – são abordados com uma linguagem mais simples, e a dicção clássica de sua formação dá lugar agora aos versos livres, o que o aproxima das propostas dos modernistas de 1922. A poesia de cunho social também foi característica dessa fase da obra de Vinicius.
A divisão da obra de Vinicius O próprio poeta caracterizou esta fase como "o sentimento do sublime". Na "Advertência" à sua Antologia Poética ele afirmava que "a primeira [fase], transcendental, frequentemente mística, [era] resultante de sua fase cristã".
Universidade Federal do Rio de Janeiro
A década de 70 foi marcada musicalmente no Brasil por vários artistas da música popular, dentre eles, Vinicius de Moraes. Com a parceria de Hermano Silva, em 1972, a música “Onde anda Você” foi composta. A música retrata um sentimento nostálgico envolvendo o amor.
Em 1938 recebeu uma bolsa de estudos e foi para Inglaterra estudar inglês e literatura na Universidade de Oxford.
9 de julho de 1980
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Considerado um dos mais importantes artistas brasileiros, Vinicius de Moraes foi escritor, letrista, diplomata, dramaturgo, cantor, crítico literário e de cinema, entre outros. Sua extensa obra é reconhecida mundialmente.
Vinicius de Moraes foi um poeta, dramaturgo, escritor, compositor e diplomata brasileiro. É autor de “Soneto de Fidelidade”, uma das mais importantes obras da literatura Brasileira, da peça “Orfeu da Conceição”, e ainda, um dos precursores da Bossa Nova no Brasil.
Ele foi um poeta e compositor carioca que se destacou na segunda fase do modernismo brasileiro. Além disso, também foi dramaturgo e diplomata. Foi um expoente notável do gênero musical Bossa Nova, cujas composições ficaram muito famosas. Inclusive, com músicas voltadas para o público infantil.
Nelson Lins e Barros
Seu primeiro registro como letrista veio em 1928, quando compôs (com Haroldo) "Loira ou Morena", gravado em 1932 pela dupla de irmãos. Vinicius teve publicado seu primeiro livro de poemas, O Caminho para a Distância, em 1933, e lançou outros livros de poemas nessa década.
Susana de Moraes
Características e músicas da Bossa Nova
Gávea, Rio de Janeiro, Brasil
Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil
Portugueses
Susana de Moraes
Susana de Moraes
Durante a entrevista, José Castello explicou que, para Vinicius de Moraes, a vida não fazia sentido sem paixão. O poeta teve nove esposas e incontáveis casos. A primeira companheira foi Beatriz Azevedo de Mello, a Tatí, com quem se casou por procuração em 1939, quando tinha 26 anos. Tiveram dois filhos, Suzana e Pedro.
Vinicius se casou nove vezes. Dessas relações teve cinco filhos: Suzana, Pedro, Georgiana, Luciana e Maria, que criaram uma empresa, a VM Cultural, para administrar os direitos autorais do pai.
Em 1975, Vinicius de Moraes lançou o álbum "O Poeta e o Violão". Gravado em Milão, o LP teve a participação especial dos maestros Bacalov e Bardotti. No mesmo ano, a gravadora Philips lançou o álbum "Vinicius e Toquinho". Deste LP, destaca-se "Onde Anda Você" - parceria com Hermano Silva e que alcançou grande sucesso.
De Moraes Vinicius
De Moraes Vinicius